Assim que as primeiras chuvas atingiram os municípios do Rio Grande do Sul, a Marinha do Brasil iniciou imediatamente o apoio à Defesa Civil do estado. Com operações de busca e resgate, além da entrega de medicamentos, alimentos, água e outros itens essenciais, a MB corre contra o tempo pra ajudar quem precisa.
A busca para salvar vidas e fornecer assistência aos mais de 440 municípios com problemas demanda operações logísticas complexas da Força. Nesse contexto, a logística da MB se destacou como o componente crucial para viabilizar toda a ajuda humanitária.
Posteriormente ao decreto de estado de calamidade pública, em 1º de maio, a MB já transportou para o estado mais de 390 toneladas de donativos e 130 mil litros de água. Além disso, mobilizou 2 mil militares, nove navios de guerra, 50 embarcações, 11 helicópteros e 70 viaturas para integrar a Operação “Abrigo Pelo Mar-RS”. A Força-Tarefa já resgatou cerca de 2.000 pessoas no Rio Grande do Sul.
Com o início das ações da MB na Operação, o lema da Intendência, “prever e prover”, tornou-se ainda mais desafiador. Para que a ajuda chegasse a quem mais precisava, em um cenário quase de guerra, é necessário sobretudo um trabalho administrativo preciso das equipes, incluindo a mobilização de pessoal, elaboração de planos de ação e fornecimento de suprimentos aos meios e tropas.
Além disso, foi fundamental receber e gerenciar donativos, desde o ponto de coleta até o embarque nos navios. Essas atividades contínuas requerem um esforço coordenado e ininterrupto de várias Organizações Militares responsáveis pela aquisição, controle de estoques e tráfego de cargas, tanto na sede no Rio de Janeiro (RJ) quanto em Rio Grande (RS), porto de destino.