Autoridades ucranianas relataram que pelo menos 16 pessoas morreram após um ataque russo a uma loja de ferragens em Kharkiv. No momento do ataque, cerca de 120 pessoas estavam no shopping, de acordo com o prefeito local.
Um vídeo capturou o momento em que o ataque atingiu a loja, que estava cheia no momento. Imagens de duas câmeras de segurança mostraram enormes nuvens de fumaça escura subindo do local e pessoas fugindo após a explosão. A Reuters confirmou a localização do ataque comparando edifícios e placas nas imagens e verificando a data pelo carimbo de data/hora. Além das 16 pessoas que perderam a vida, outras 43 se feriram. Além disso, pelo menos outras 16 estão desaparecidas.
Reação do Presidente Zelenskyy
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, compartilhou a notícia do ataque em sua conta no Telegram, destacando que muitos trabalhadores e clientes estavam dentro do shopping no momento do ataque. De acordo com Zelenskyy, “agora o fogo está em todo o território”, acrescentando que condena o ataque como um ato vil de terrorismo. Além disso, o presidente ucraniano pediu mais apoio das nações ocidentais para reforçar os sistemas de defesa aérea da Ucrânia.
O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, confirmou que cerca de 120 pessoas estavam dentro da loja de ferragens quando as bombas explodiram. “Temos um grande número de pessoas desaparecidas. Há muitos feridos”, escreveu Terekhov no Telegram. De acordo com o prefeito, o ataque se tratou de “puro terrorismo”.
https://twitter.com/i/status/1794373734079304065