Mais de 10 mil atendimentos já foram realizados nos Hospitais de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalados na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a FAB, as unidades de saúde estão em funcionamento desde o dia 11 de maio, no entanto, a operação Taquari II, que está atuante no estado desde o inicio das chuvas já dura mais de 30 dias.
Os hospitais estão oferecendo atendimento gratuito à população nas áreas mais afetadas pelas chuvas, como é o caso da região de Canoas.
“Um dos grandes diferenciais do efetivo que compõe os dois HCAMPs é a máxima prontidão que a gente tem, além de grande dedicação e resiliência, sempre com foco em ajudar o próximo, com empenho e esforço máximos. Inclusive, temos militares aqui que perderam tudo e mesmo assim não querem deixar de vir trabalhar porque se sentem mais úteis dessa forma”, pontuou a Comandante do Hospital de Campanha 1, Major Médica Carla Isabel dos Santos Silvestre.
Entre os procedimentos realizados nos hospitais destacam-se a primeira grande cirurgia de ressecção de massa axilar.
Os hospitais possuem equipamentos que permitem a realização de cirurgias de diferentes complexidades, além da total estabilização do paciente.
O primeiro Hospital de Campanha da FAB está localizado ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças. Já o segundo está na entrada da Base Aérea de Canoas (BACO). Os atendimentos são realizados diariamente no horário das 08h às 18h.