Em entrevista à CNN Brasil, o ministro-chefe do GSI, general Marcos Antônio Amaro, defendeu a reputação das Forças Armadas. Segundo ele, “não é razoável desconfiar das Forças Armadas”, que sempre tiveram “excelente reputação”.
“As Forças Armadas sempre tiveram excelente reputação, excelente imagem diante da população brasileira, seja de direita, seja de esquerda. Se existe algo que não combina com isso, rapidamente vai desaparecer”, disse o general.
O general Amaro, que assumiu o ministério após a saída do general Gonçalves Dias (o ministro-chefe do GSI à época dos atentados do 8 de janeiro), destacou a atuação serena, calma, responsável e eficiente dos militares. Ele acredita que essa postura fará desaparecer qualquer desconfiança.
Amaro também se mostrou favorável ao serviço militar obrigatório no Brasil, citando o exemplo do Reino Unido, que retomou a obrigatoriedade por necessidade. Ele ressaltou que o serviço militar é mais barato para o país e gera uma grande reserva de militares.
Por fim, o ministro afirmou que não há nada que impeça uma mulher de ser nomeada como titular do Ministério da Defesa. Ele defende que o cargo deve ser ocupado por alguém com carreira amadurecida e sem intenções políticas, seja homem ou mulher.
Assista à entrevista completa.