Ainda não é definitivo, mas a própria Força Aérea Brasileira já declarou em nota que está avaliando a aquisição de caças F-16 vindos dos EUA.
Mesmo sem nenhuma negociação a vista, o assunto tem tomado conta das notícias militares dos últimos dias.
Isso porque, o caça F-16 ou “Viper”, como foi apelidado pelos pilotos norte-americanos, é um dos mais utilizados no mundo, em especial no Ocidente, sendo, inclusive, uma das aeronaves utilizadas pela Força Aérea dos Estados Unidos.
Em terras latinas, Argentina, Chile e Venezuela já possuem o modelo em sua frota. Vale destacar que em abril deste ano, o governo argentino efetuou a compra de 24 caças F-16 vindos da Dinamarca pela bagatela de 300 milhões de dólares, algo em torno de R$ 1,5 bilhão.
Por que a FAB está interessada no F-16?
O baixo orçamento tem empurrado a Força Aérea Brasileira em direção ao F-16. Se a compra se confirmar, possivelmente serão enviados ao Brasil 24 caças, que não são novos, mas usados vindos dos EUA.
Os caças usados seriam uma opção bem mais rentável ao governo brasileiro, especialmente quando comparados com os modelos suecos Gripen, aos quais o governo recentemente demonstrou interesse em realizar um segundo lote de compras.
O Brasil comprou 36 caças Gripen da empresa sueca Saab, sendo que 15 desses estão sendo montados em parceria com a Embraer.
A decisão da FAB deve ser tomada no final deste ano. Com isso, os modelos usados atualmente (AMXs e F-5) serão aposentados definitivamente até 2029.
Por que o F-16?
Veja a seguir alguns bons motivos que fazem do F-16 uma opção para a FAB:
Desenvolvimento e História
- Primeiro Voo: O primeiro voo do F-16 foi em 1974.
- Entrada em Serviço: O F-16 entrou em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos em 1978.
- Produção: O jato F-16 foi desenvolvido pela General Dynamics. A produção continua, com atualizações constantes para manter o avião relevante no campo de batalha moderno.
Características Técnicas
- Velocidade: Pode atingir velocidades de até 2.400 km/h.
- Alcance: Tem um alcance de combate de aproximadamente 550 km, podendo ser estendido com tanques de combustível externos.
- Armamento: O F-16 é equipado com uma vasta gama de armamentos, incluindo mísseis ar-ar, ar-terra, bombas guiadas por laser e canhão M61 Vulcan.
- Manobrabilidade: Conhecido por sua excelente manobrabilidade, o F-16 pode executar manobras em alta velocidade e ângulos de ataque elevados.
- Vida Útil: A vida útil do F-16 pode durar até oito mil horas de voo, sendo que esse número pode chegar a 12 mil caso receba uma programação especifica desenvolvida pela Força Aérea Norte Americana.
Tecnologia e Avanços
- Aviónica: Possui sistemas avançados de radar, navegação e controle de tiro, permitindo operações diurnas e noturnas em diversas condições meteorológicas.
- Fly-by-wire: O F-16 foi um dos primeiros caças a utilizar um sistema de controle de voo fly-by-wire, que melhora a estabilidade e manobrabilidade.
- Design Modular: O design modular do F-16 facilita upgrades e manutenção, prolongando sua vida útil e adaptabilidade a novas tecnologias.
Uso Global
- Operadores Internacionais: Além da Força Aérea dos Estados Unidos, o F-16 é operado por mais de 25 países, incluindo Israel, Turquia, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Grécia, entre outros.
- Versatilidade: Utilizado em uma grande variedade de missões, incluindo superioridade aérea, ataque ao solo, reconhecimento e apoio aéreo próximo.
Atualizações e Futuro
- F-16V Viper: A versão mais recente, F-16V Viper, inclui melhorias como radar AESA, avionics atualizadas, e capacidade de integração com redes de defesa aérea modernas.
- Continuação do Serviço: Apesar da introdução de caças de quinta geração como o F-35, o F-16 continua a ser uma parte vital de muitas forças aéreas devido ao seu custo-benefício e capacidade comprovada.