Revolução na Força Aérea! A Sierra Nevada Corporation (SNC) assegurou um contrato de US$ 13 bilhões para produzir o substituto do E-4B Nightwatch, amplamente conhecido como Avião do Fim do Mundo ou Avião do Apocalipse. Com sede em Nevada, a SNC é uma das principais parceiras da Embraer nos Estados Unidos.
Selecionada pela Força Aérea dos EUA (USAF), a SNC vai desenvolver e produzir a aeronave, denominada oficialmente no contrato como Survivable Airborne Operations Center (SAOC). Segundo o acordo, o primeiro de quatro novos ‘Aviões do Fim do Mundo’ deverá entrar em operação em 2032, com o contrato vigorando até 2036.
O novo Avião do Juízo Final de R$ 70 bilhões que promete revolucionar a Força Aérea
SNC foi a única empresa remanescente na licitação após a Boeing se retirar da disputa no final de 2023
Vale ressaltar que a SNC foi a única empresa remanescente na licitação após a Boeing se retirar da disputa no final de 2023, devido a preocupações com o contrato de preço fixo. A Boeing tem enfrentado perdas significativas em contratos desse tipo, como os do reabastecedor KC-46 Pegasus e do VC-25B, o famoso Força Aérea Um.
Ainda não está claro qual aeronave substituirá o E-4B. De acordo com a Aviation Week, é provável que a SNC modifique um Boeing 747-8i para esta função, apesar da produção desse modelo ter sido encerrada em 2023. Este mesmo modelo também está sendo adaptado pela Boeing para se tornar o novo avião presidencial dos EUA, sugerindo que a Boeing ainda pode ter alguma participação no projeto, mesmo que de forma limitada.
O que é o Avião do Fim do Mundo?
Em serviço com a USAF desde 1974, o E-4B é um posto de comando avançado aerotransportado que atende diretamente ao Secretário de Defesa. Também chamado de Pentágono Voador, o jato militar baseado no clássico 747-200 Jumbo é mais conhecido por seus apelidos populares mencionados anteriormente. Isso porque o avião serve como a última estação de comando para as forças armadas dos EUA em caso de uma guerra nuclear ou uma catástrofe natural extrema. Assim, é de lá que partiriam ordens para tropas, silos de mísseis e submarinos nucleares. Para mais informações sobre esta aeronave e sua contrapartida russa, confira este artigo especial do Aeroflap clicando aqui.
Parceria com a Embraer com a Força Aérea dos Estados Unidos
Desde 2013, a Sierra Nevada mantém uma colaboração frutífera com a Embraer Defesa & Segurança. A empresa norte-americana produz nos EUA os turboélices de ataque A-29 Super Tucano para contratos financiados pelo governo dos Estados Unidos, como o que forneceu aviões para o Afeganistão e para a própria USAF.
Em fevereiro, SNC e Embraer realizaram uma demonstração conjunta do A-29 para a Força Aérea de Gana (GAF). Na ocasião, o Chefe do Estado-Maior da GAF, Vice-Marechal da Aeronáutica Frederick Asare Kwasi Bekoe, expressou entusiasmo com a exibição e afirmou que “a parceria com a SNC e a Embraer foi oportuna, considerando que o A-29 Super Tucano era uma plataforma ofensiva estratégica para melhorar a postura dissuasora e ofensiva da Força.”