José Junior, criador da série O Jogo que Mudou a História, do Globoplay, está trabalhando no projeto de um novo filme sobre o conflito entre as Forças Armadas Brasileiras e guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ocorrido em 1991.
Em fevereiro daquele ano, um grupo de cerca de 40 integrantes das FARC atacou um destacamento do Exército Brasileiro às margens do Rio Traíra, no Amazonas.
No ataque, 3 soldados brasileiros foram mortos e 9 ficaram feridos. Além disso, armas, munições e equipamentos foram roubados.
O ataque foi motivado pelo fato de o Destacamento Traíra prejudicar a aquisição de recursos das FARC, já que realizava ações de combate a crimes transfronteiriços, inclusive garimpo ilegal.
Como resposta, o governo brasileiro deflagrou secretamente a Operação Traíra, com apoio do presidente colombiano, César Gaviria Trujillo, e do presidente brasileiro, Fernando Collor de Mello.
O resultado da Operação, composta por helicópteros de manobra, reconhecimento e ataque; aeronaves de ataque ao solo; navio patrulha fluvial; tropas de elite e forças especiais, foi 62 guerrilheiros mortos, vários capturados e a recuperação de armamentos e equipamentos.
O filme é uma coprodução da Afroreggae Audiovisual com a Formata e tem no argumento Rodrigo Pimentel, além do próprio Junior. Pimentel é autor do livro Elite da Tropa, que inspirou posteriormente o filme Tropa de Elite.