A Força Aérea Brasileira (FAB) planeja adquirir 12 novos helicópteros Black Hawk. Estes helicópteros serão comprados dos Estados Unidos e substituirão unidades antigas da frota atual. Recentemente, o Comandante do Exército brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, anunciou na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados que a FAB está em processo de aquisição de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk.
Estas aeronaves são provenientes da frota excedente das Forças Armadas dos Estados Unidos, e a compra faz parte do Programa Estratégico da Aviação do Exército (Prg EE Av Ex).
Substituição de Aeronaves Antigas do Exército Brasileiro
Os novos helicópteros têm como objetivo substituir as 12 aeronaves mais antigas da frota de 94 helicópteros do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEc). A frota atual inclui oito HM-3 Cougar e quatro HM-2 Black Hawk, que foram adquiridos há mais de duas décadas e estão atingindo o final de sua vida útil.
Os UH-60M escolhidos passarão por revisão e atualização antes de serem entregues ao CAvEx. Este processo será realizado através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) dos Estados Unidos, garantindo que as aeronaves estejam em perfeitas condições operacionais. Assim, o Exército Brasileiro poderá contar com helicópteros modernos e eficientes.
Detalhes Técnicos dos Novos Helicópteros da FAB
Com mais de 20 anos de serviço, os Aerospatiale AS532UE Cougar (HM-3) e os Sikorsky S-70 Black Hawk (HM-2) estão próximos do fim de sua vida útil. Os quatro HM-2 Black Hawk do CAvEx, com matrículas EB 2001 a 2004, chegaram ao Brasil em 1997 e foram usados inicialmente em apoio à missão de Observadores Militares Equador-Peru.
A encomenda de 255 helicópteros UH-60M Black Hawk feita pelo Exército dos EUA à Sikorsky em junho de 2022, faz parte do programa Multi-Year X, com duração de cinco anos. O programa prevê a fabricação de 120 unidades para o US Army, enquanto os excedentes serão disponibilizados para países amigos via Foreign Military Sales (FMS).
Os helicópteros adquiridos pelo Exército Brasileiro serão novos de fábrica, provenientes do “Excess Defense Articles”. Desde sua recriação, a Força Aérea Brasileira sempre adquiriu seus helicópteros novos, garantindo alta eficiência operacional.
Entre os dias 19 e 25 de abril, uma comitiva do COLOG, liderada pelo General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, visitou o US Army Material Command (AMC), a Sikorsky e a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW). As reuniões com o FMS e o AMC foram essenciais para avançar no processo de compra G2G, coordenado pelo US Army.
O novo helicóptero UH-60 Black Hawk é bimotor, de médio porte, com um rotor principal de quatro pás e um rotor de cauda também de quatro pás. A tripulação básica consiste em dois pilotos. As hélices são feitas de titânio, resistentes ao fogo de até 23mm, e possuem sensores que detectam a perda de pressurização do rotor.
Equipado com dois motores turbo-eixo General Electric T700-GE-700, cada um com potência nominal de 1622 cavalos, o helicóptero ainda pode ter motores T700-GE-701 CC/D com potência de 1940 cavalos. O combustível interno é armazenado em dois tanques resistentes a colisões, com capacidade total de 1363 litros.