Um sistema de artilharia experimental foi enviado secretamente para a Ucrânia para ser usado contra as forças invasoras russas, conforme revelou um contratante de defesa americano. A revelação, feita em maio, começou a circular amplamente nas redes sociais recentemente. De acordo com a empresa Indiana AM General, o sistema 2-CT Hawkeye consiste em um Howitzer de 105 mm montado em um Humvee e é descrito como o Howitzer autopropelido mais leve e manobrável do mundo.
Mike Evans, responsável pelos programas de artilharia da AM General, anunciou no mês passado durante o Simpósio Fires da Associação de Artilharia de Campo dos EUA que a Ucrânia havia recebido o sistema Hawkeye, enviado em 26 de abril. No entanto, seus comentários ganharam atenção somente nos últimos dias, após um vídeo do simpósio começar a ser repostado online. “Treinamos por duas semanas”, disse Evans. “Eles imediatamente entraram em fase de testes, e esse sistema está destinado a ser um dos primeiros sistemas de recuo suave em combate. Está indo direto para o combate para ser testado em alvos vivos”.
A tecnologia de recuo suave (SRT) permite que a artilharia pesada seja colocada em veículos terrestres leves e manobráveis, como os Humvees. Ela reduz significativamente o choque de recuo da arma, diminuindo as chances de capotamentos induzidos pelo recuo. O sistema Hawkeye inclui estabilizadores externos que são baixados hidraulicamente quando o Howitzer é disparado e retraídos para armazenamento quando o Humvee está em movimento.
Disparar armas pesadas de veículos mais manobráveis permite que os usuários se movam rapidamente para outra localização após o disparo, idealmente antes da detecção pelo inimigo. O Hawkeye pode disparar duas rodadas e se afastar em três minutos, de acordo com a AM General. Cada sistema consiste em dois Humvees, um que dispara a arma e um segundo veículo de apoio.
A AM General, em parceria com a empresa de engenharia Mandus Group, desenvolveu o Hawkeye e anunciou um contrato com o Exército em maio de 2021. Soldados já haviam trabalhado com o sistema durante os exercícios anuais Northern Strike do Exército em Michigan. A Ucrânia marca a estreia do Hawkeye em combate.
O sistema foi fornecido à Ucrânia através do Grupo de Assistência em Segurança-Ucrânia (SAG-U), estabelecido em Wiesbaden, Alemanha, em novembro de 2022, para ajudar a coordenar o treinamento de soldados ucranianos e a entrega de equipamentos dos Estados Unidos para a Ucrânia. Desde a invasão em larga escala da Rússia em 24 de fevereiro de 2022, os EUA já forneceram mais de 50 bilhões de dólares em assistência militar à Ucrânia.
As condições deteriorantes no campo de batalha levaram recentemente os EUA a permitirem que a Ucrânia use sistemas de artilharia e foguetes fornecidos pelos EUA para ataques limitados dentro da Rússia. No entanto, a Casa Branca ainda não flexibilizou as restrições que proíbem Kiev de usar o Sistema de Mísseis Táticos do Exército de longo alcance (ATACMS) fornecido pelos EUA dentro da Rússia, conforme reportado pela Associated Press no sábado.