Desde o porto de Rio Grande, o navio de assalto anfíbio tipo LHD NAM (Navio-Aeródromo Multipropósito) Atlântico (A 140) da Marinha do Brasil lançou pela primeira vez, na última sexta-feira, um Sistema Aéreo Embarcado Pilotado Remotamente (SARP-E) In Situ Scan Eagle.
A operação, que representa um marco importante no avanço tecnológico da Marinha do Brasil, tem como objetivo identificar a situação das áreas mais afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul, registrando alagamentos, destroços de naufrágios e a possibilidade de sobrevoar locais ainda não verificados. Durante a ação, foram observadas regiões como a Lagoa dos Patos, a Ilha dos Marinheiros e toda a zona costeira.
Todas as imagens capturadas pelo Scan Eagle foram transmitidas simultaneamente para a equipe em terra da Força Componente Naval do V Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Rio Grande, que faz parte do Comando Conjunto da Operação “Taquari 2”.
O lançamento foi realizado pelo Primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1). O UAV ScanEagle (RQ-1) é capaz de realizar missões de vigilância, reconhecimento e coleta de dados com alta precisão. O alcance máximo é de 54 milhas náuticas (aproximadamente 100 km) a partir do navio base e possui até 24 horas de autonomia.
O equipamento, considerado de baixo custo, recebe até oito litros de combustível, tem uma envergadura de 3,1 metros e conta com uma câmera eletro-óptica com zoom de até 171 vezes. Para realizar a operação, o Esquadrão precisa embarcar todo o material de apoio, como o lançador, a estação de controle e o sistema de recuperação. O processo de recuperação da aeronave ocorre através da redução de velocidade até a captura.
Informações adicionais sobre o NAM Atlântico e o UAV Scan Eagle da Marinha do Brasil
NAM Atlântico (A140)
O NAM Atlântico é um navio de assalto anfíbio de grande porte, classificado como LHD (Landing Helicopter Dock), operado pela Marinha do Brasil. Adquirido do Reino Unido, onde servia como HMS Ocean (L12), o navio foi comissionado na Marinha do Brasil em junho de 2018. Com 203 metros de comprimento e uma capacidade de deslocamento de 21.500 toneladas, o Atlântico pode operar com uma variada gama de helicópteros, além de veículos anfíbios e tropas de desembarque, tornando-o uma plataforma versátil para operações militares e humanitárias.
UAV Scan Eagle (RQ-1)
O Scan Eagle é um veículo aéreo não tripulado (VANT) desenvolvido pela Insitu, uma subsidiária da Boeing. É conhecido por sua eficiência em missões de vigilância e reconhecimento, sendo amplamente utilizado em operações militares e civis ao redor do mundo. Equipado com sistemas de navegação avançados e uma câmera de alta resolução, o Scan Eagle é capaz de operar em ambientes complexos, fornecendo dados críticos em tempo real para as forças operacionais. Sua facilidade de lançamento e recuperação, combinada com a longa autonomia de voo, o torna uma ferramenta valiosa para a Marinha do Brasil em diversas missões.