A França está à beira de um avanço significativo em sua defesa aérea, com negociações avançadas para a aquisição de aviões-radar de última geração da Suécia. Os esforços visam substituir sua atual frota de jatos por modelos mais modernos e eficientes, como o Saab Global Eye, conhecido por sua capacidade avançada de detecção e controle.
Segundo fontes de um portal Online, as discussões entre representantes de Paris e Estocolmo estão nos estágios finais, focando em detalhes cruciais para a possível compra. Esta iniciativa não apenas fortalece as capacidades operacionais da França, mas também solidifica os laços de cooperação estratégica com a Suécia, alinhando-se aos esforços de modernização e inovação na defesa aérea europeia.
Negociações avançadas para modernização da defesa aérea
Conforme relatado por um portal francês, representantes dos governos de Paris e Estocolmo estão finalizando os detalhes das negociações para a compra dos aviões-radar GlobalEye. Até o momento, não houve pronunciamentos oficiais de nenhum dos dois países nem da fabricante, Saab. No entanto, fontes indicam que a França pretende adquirir entre seis e oito jatos Global Eye para substituir sua frota de aviões de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) E-3F Sentry. Esses aviões, de origem norte-americana, têm sido usados pela França desde os anos 1990 e são baseados no jato de passageiros Boeing 707 (C-137).
Cooperação internacional e acordos bilaterais
A modernização da frota francesa é uma necessidade urgente. Embora o E-3 Sentry tenha alta capacidade de detecção e seja essencial para o comando e controle das operações de guerra aérea moderna, é uma plataforma antiga. Com isso, países como a França estão em busca de substitutos mais modernos. A negociação com a Suécia faz parte de um conjunto de acordos de cooperação assinados entre o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro sueco Ulf Kristerson no início do ano, incluindo aquisições recíprocas na área de defesa.
Avanços tecnológicos na detecção aérea: Futuro da defesa francesa
O sistema Global Eye é baseado no jato executivo Bombardier Global 6000, adaptado para se tornar uma plataforma AEW & C multidomínio. De acordo com a Saab, a aeronave é equipada com uma variedade de sensores ativos e passivos que permitem a detecção e identificação de objetos no ar, no mar e em terra a longas distâncias. O principal sensor é o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Erieye Extended Range (ER), também utilizado no Embraer E-99M da Força Aérea Brasileira. A antena montada no dorso do avião pode detectar e acompanhar múltiplos alvos a distâncias superiores a 550 km.
Atualmente, o Global Eye está em serviço nos Emirados Árabes Unidos, que operam quatro unidades e têm uma quinta encomendada. A Força Aérea Sueca adquiriu três aviões, com previsão de entrega para 2027.
Impacto da aquisição para a defesa francesa
A possível compra do Saab Global Eye representaria um avanço significativo nas capacidades de defesa aérea da França. Além de modernizar sua frota, a França fortaleceria os laços estratégicos com a Suécia, promovendo uma cooperação mais estreita na área de defesa. A introdução do Global Eye na frota francesa marcaria uma nova era na detecção e controle aéreo, alinhando-se com as tendências globais de avanços tecnológicos e melhorando significativamente a resposta a ameaças aéreas. Este movimento estratégico não só reforça a defesa nacional, mas também coloca a França na vanguarda das tecnologias de vigilância aérea, garantindo segurança e eficácia nas operações militares.