O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico passou por uma Vistoria de Segurança de Aviação de 9 a 12 de julho, informou a Marinha do Brasil.
Com mais de 4.250 pousos e decolagens desde o início da sua operação, em 2018, o NAM necessita dessa pausa para identificação de condições que apresentem risco às operações aéreas e implementação de recomendações de segurança. Ele tem capacidade para até 7 aeronaves e um hangar (abrigo embaixo do convés de voo) que pode transportar até 16 helicópteros, a depender do porte.
Ter que operar em condições meteorológicas desfavoráveis e suportar pouso e decolagens num espaço limitado e em movimento, somado ao grande volume de operações, tornam o NAM um alvo complexo desse tipo de vistoria, realizada por uma equipe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha.
Durante a vistoria, o Atlântico operou com 3 diferentes aeronaves: IH-6 Bell Jet Ranger III, AH-11B Wild Lynx e SH-16 Seahawk, sendo 2 de médio e outra de pequeno porte. Durante os 4 dias, as aeronaves realizaram operações aéreas e exercícios simulados pra verificação dos procedimentos de segurança a bordo e do adestramento para as tripulações.
Entre as operações realizadas durante a avaliação estiveram transferência de carga externa entre navios usando aeronaves, transferência de carga leve por meio de um guincho entre o navio e a aeronave, reconhecimento de área, simulação de crache (queda), perda de comunicação, crache na água, evacuação aeromédica, incêndio no hangar e diversas outras. Ao final, o NAM foi avaliado com grau satisfatório pelo Serviço de Investigação e teve sua licença para operar aeronaves renovada por mais 1 ano.
Segundo o Capitão de Corveta Bruno Brandão, Oficial de Segurança da Aviação do Atlântico, “o navio segue protocolos de segurança de operações aéreas que não são exclusivos da MB e também são usados para prevenir acidentes em aeroportos civis”.
“Por esse motivo, a aviação é um meio tão seguro”.