Os veículos, também conhecidos como Superjipe anfíbio, são equipados com sistemas de armas automatizados e podem detectar alvos a longas distâncias, mesmo em condições de baixa visibilidade.
Os Guaicurus, oficialmente denominados VBMT-LSR 4X4 LMV-BR, foram recentemente incorporados ao Exército e receberam o nome em homenagem a uma tribo indígena guerreira do Centro-Oeste do Brasil, famosa por usar cavalos para caçar e atacar inimigos.
Cada veículo possui motor a diesel, sistema de controle de pressão dos pneus, lançador de granadas de fumaça e transmissão automática. Ele tem capacidade para transportar 5 pessoas, carregar até 1.000 kg e atingir a velocidade máxima de 90 km/h.
Além disso, os Guaicurus podem ser equipados com metralhadoras no teto e transportar diversas munições e granadas. A blindagem do veículo é de alto nível, resistindo a tiros de calibre 7,62, e conta com proteção especial contra explosões na parte inferior, incluindo o tanque de combustível.
Os veículos são montados na Itália e finalizados com equipamentos eletrônicos e militares na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Brasil.