No renomado Farnborough Airshow, realizado no Reino Unido, a EVE surpreendeu ao revelar seu mais recente protótipo de táxi aéreo eVTOL. Este evento marcou um importante avanço da mobilidade aérea urbana, destacando as inovações tecnológicas e os ambiciosos planos da empresa.
Com um design inovador e um robusto suporte financeiro, o novo táxi aéreo da EVE promete redefinir o transporte entre cidades. O protótipo, que combina hélices dedicadas para decolagem e cruzeiro, é um passo significativo para tornar os voos urbanos mais acessíveis e eficientes.
A solidez financeira e liderança de mercado da Eve
A Eve garantiu uma base financeira sólida com um adicional de US$ 94 milhões em financiamento de diversos investidores, elevando o total arrecadado para impressionantes US$ 492 milhões. Esse montante robusto assegura o desenvolvimento e a produção bem-sucedida do Eve Air Mobility até pelo menos 2027. Além disso, a Eve se destaca com 2.900 cartas de intenção de 30 clientes em 13 países, consolidando sua posição como líder em pré-encomendas no mercado de eVTOL.
Design inovador e tecnologia de ponta
O Eve Air Mobility eVTOL apresenta um design ‘lift & cruise’, utilizando oito hélices dedicadas para voo vertical e uma hélice adicional na parte traseira para voo de cruzeiro para frente. Diferentemente de outros modelos como o Joby S4, que utiliza um design de rotor de inclinação, o design da Eve se foca em hélices e asas fixas. Isso não só reduz os custos de fabricação e operação, como também diminui o ruído durante o voo de cruzeiro e simplifica a estrutura geral do veículo.
Desenvolvimento e testes do protótipo
O protótipo da Eve, embora ainda não esteja pronto para transportar passageiros, contém todos os componentes eletrônicos necessários para o voo. Ele será pilotado remotamente durante suas fases de testes a partir deste ano. Quando estiver apto para voos tripulados, a Diehl Aviation será responsável pelo design e produção do interior, que acomodará quatro passageiros e um piloto. Embora números específicos para tempos de voo, distâncias ou velocidades ainda não estejam disponíveis, a Eve almeja um alcance de 60 milhas (100 km) entre cargas, tornando o eVTOL ideal para voos curtos entre cidades.
A vantagem competitiva da Eve
A Embraer, controladora da Eve, traz consigo 55 anos de experiência na fabricação de aeronaves e é a terceira maior fabricante de aeronaves civis do mundo, atrás apenas da Boeing e da Airbus. Essa vasta experiência proporciona à Eve uma vantagem significativa na navegação dos complexos processos de teste, certificação e fabricação. A Eve solicitou a certificação em 2022 e pretende ter seu eVTOL certificado pelo regulador de aviação civil do Brasil até 2026.
No ano passado, a Eve anunciou planos para uma capacidade de produção anual de 480 aeronaves, distribuídas por quatro unidades de produção em Taubaté, São Paulo, Brasil. Cada unidade terá a capacidade de produzir 120 aeronaves por ano. No entanto, com um backlog de 2.900 táxis aéreos, pode levar algum tempo até que novos clientes recebam suas aeronaves.
Futuro promissor para a mobilidade aérea urbana
Com uma base financeira robusta, um design inovador e o respaldo de uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a Eve está bem posicionada para liderar o futuro da mobilidade aérea urbana. O desenvolvimento contínuo e a eventual certificação do Eve Air Mobility eVTOL representam passos significativos rumo a um futuro onde os táxis aéreos serão uma realidade prática e comum nas cidades ao redor do mundo. A expectativa é alta, e a Eve está preparada para entregar um produto que não só atende às necessidades atuais, mas também define novos padrões para a indústria de eVTOL.