Deve finalmente embarcar de Hamburgo, na Alemanha, para o Exército no Rio de Janeiro o primeiro blindado Centauro-IIBR adquirido pela Força Terrestre brasileira.
De acordo com o colunista político do Estadão, Marcelo Godoy, a previsão era de que o veículo embarcasse ainda nesta segunda-feira, 29 de julho. Já a chegada deve acontecer no dia 15 de agosto.
O Veículo Blindado de Combate de Cavalaria, fabricado pelos italianos do Consórcio Iveco-OTO Melara, faz parte do projeto de modernização das forças blindadas do Brasil e é considerado o mais poderoso do tipo na América do Sul.
O modelo adquirido pelo Exército brasileiro conta com:
– Canhão 120/45 mm (105/52 mm opcional intercambiável para 120 mm)
– Blindagem V nível máximo, capaz de lidar com ameaças como minas terrestres, explosivos improvisados e munições cinéticas de última geração
– Sistema de combate a incêndio e anti-explosão
– 720 cavalos de potência (24 CV/tonelada)
– Controle digital da pressão dos pneus
– Autonomia de 800 km
– Velocidade máxima de 105 km/h
Ao todo, foram comprados 98 modelos pelo valor de R$ 5 bilhões.
O blindado está preso no porto alemão desde 28 de maio e já teve o embarque adiado 3 vezes. O motivo alegado pelas autoridades alemãs é a falta de uma guia de transporte emitido pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática.
Entretanto, fontes do Exército sustentam que a demora pode estar relacionada a fatores geopolíticos, que teriam motivado a ação de bloqueio por parte da autoridade portuária alemã.
Para contornar os problemas ocorridos com os trâmites documentais, o consórcio decidiu embarcar o 2º blindado direto do porto de La Spezia, na Itália, no dia 27 de julho. Caso se confirme, a previsão é de que ele chegue até mesmo antes do primeiro modelo retido na Alemanha.