Uma tropa da Amazônia do Exército Brasileiro vai embarcar no próximo dia 4 de agosto para os Estados Unidos pra participar do CORE 24 (sigla em inglês para Operações Combinadas e Exercícios de Rotação).
Segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, que divulgou a informação nesta terça-feira, 30 de julho, os militares pertencem à 23ª Brigada de Infantaria da Selva.
A iniciativa, em que tropas aeroterrestres brasileiras participaram de treinamento com militares americanos e vice-versa, acontece desde 2021, um ano em cada país.
A tropa que se deslocará tem elevado nível de adestramento em todas as funções de combate devido ao preparo permanente para os exercícios focados no CORE.
Entre eles tiro real de fração, navegação, conduta em combate e comunicações, infiltração noturna, assalto aeromóvel, planejamento detalhado, ataque a posições defensivas e integração com tropas de cavalaria.
Não só os militares que viajam participam dos exercícios, mas todo o efetivo da brigada.
Segundo o Exército, até o momento foram realizadas 2 edições no Brasil, sendo uma em São Paulo e outra conjunta no Pará e Amapá, além de uma edição em solo norte-americano.
O acordo de cooperação vence em 2028.