Quem tem nível fundamental e sonha em ingressar nas Forças Armadas precisa, primeiro, saber que um dos requisitos é possuir curso profissionalizante. Com a formação, é possível ingressar como Cabo Temporário, tanto no Exército, quanto na Marinha e na Aeronáutica.
Regularmente, as três forças publicam avisos de convocação destinados a incorporação desses profissionais.
As áreas exigidas pelos editais são as mais variadas, o que abre o leque de opções para quem está em busca de uma profissão, mas ainda não decidiu qual escolher.
Pensando nisso, listamos a seguir cinco cursos profissionalizantes que são figurinhas carimbadas nos avisos de convocação e que podem garantir o seu ingresso nas forças armadas.
Confira:
5 cursos profissionalizantes para entrar nas Forças Armadas
-
Operador de Máquinas
O curso de Operador de Máquinas capacita profissionais para manusear e operar diversos tipos de máquinas industriais, como empilhadeiras, escavadeiras e retroescavadeiras. O treinamento abrange segurança no trabalho, leitura de manuais técnicos e manutenção básica das máquinas.
-
Cozinheiro
O curso de Cozinheiro ensina as técnicas básicas e avançadas de preparo de alimentos, higiene na cozinha e manipulação de ingredientes. Além disso, os alunos aprendem a planejar cardápios, organizar a cozinha e preparar pratos de diversas culinárias.
-
Eletricista
O curso de Eletricista forma profissionais aptos a realizar instalações elétricas, manutenção de sistemas elétricos e reparos em equipamentos. O conteúdo inclui normas de segurança, leitura de projetos elétricos e práticas de ligação de circuitos.
-
Pintor
O curso de Pintor capacita profissionais para preparar superfícies, escolher e aplicar tintas, e utilizar técnicas de pintura em diferentes ambientes. Os estudantes aprendem sobre a combinação de cores, tipos de tinta e acabamento.
-
Refrigeração
O curso de Refrigeração forma profissionais para instalar, consertar e fazer a manutenção de sistemas de refrigeração, como ar-condicionado e câmaras frias. O treinamento inclui conhecimentos sobre os tipos de refrigerantes, funcionamento dos sistemas e normas de segurança.