O Estado-Maior do Exército lançou no dia 1º de agosto uma cotação internacional para a compra de até 78 blindados e 65 tanques de guerra. A informação foi revelada nesta terça-feira, 13 de agosto, pelo jornal O Globo.
Atualmente o Brasil ocupa a 32ª posição mundial em força total da frota de tanques de combate, segundo dados atualizados da Global Fire Power, empresa-norte americana especialista em estatísticas militares de mais de 140 países. Os 5 primeiros colocados são Rússia, Coreia do Norte, Egito, China e Estados Unidos.
De acordo com a publicação do jornal carioca, a consulta pública feita pela Força Terrestre tem o objetivo de buscar fornecedores no mercado nacional e internacional e pesquisar preços dos veículos de combate. No caso dos tanques de guerra, o fornecedor deverá garantir modelos com torre de canhão de no mínimo 105mm como armamento principal.
A consulta vai até o início de novembro e faz parte do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas, contemplado pelo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do governo federal.
Até o momento a Força já adquiriu 98 blindados Centauro II por R$ 5 bilhões. O primeiro deles já deveria ter chegado ao Brasil, mas ficou retido por mais de 1 mês no porto de Hamburgo, na Alemanha, por falta de documentação. A previsão é de que ele chegue até o dia 15 de agosto.
Em julho o Exército também firmou novo contrato com a montadora italiana Iveco para adquirir 420 viaturas blindadas Guaicurus por R$ 1,4 bilhão. As viaturas começarão a ser entregues em 2026 ao longo dos próximos 10 anos e poderão ser controladas remotamente.