Nesta segunda-feira (19 de agosto), a FAB celebrou um marco impressionante: o KC-390 Millennium ultrapassou a marca de 1 milhão de litros de água lançados na região, ajudando a controlar as chamas.
Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, com sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), o KC-390 Millennium se destacou sobretudo nesta missão ao utilizar, pela primeira vez, o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS).
Este sistema inovador é composto por um tubo que projeta água pela porta traseira da aeronave, permitindo o lançamento de até 12 mil litros em apenas 7 segundos. Trata-se de uma contribuição vital para o controle dos incêndios no Pantanal.
O Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira, Comandante do 1º GTT – Esquadrão Zeus, em publicação para a FAB, destacou a relevância deste marco histórico.
Conforme o Comandante, “este resultado reflete o comprometimento e a precisão da equipe, que trabalhou incansavelmente para combater os incêndios no Pantanal. Desde a identificação dos focos até a coordenação com as equipes em solo, cada detalhe foi planejado para garantir a máxima eficácia no uso da água. O sistema MAFFS 2 demonstrou sua capacidade e confiabilidade, permitindo-nos atingir esse número expressivo de litros lançados”.
MAFFS: a tecnologia por trás do combate aos incêndios
O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS) pesa aproximadamente seis toneladas, sem contar a água. Sua instalação no KC-390 Millennium exige surpreendentemente entre seis e oito horas de trabalho.
Além disso, a equipe responsável pela preparação da aeronave conta com militares especialistas nas áreas de Elétrica e Mecânica.
Quando uma missão de combate inicia, o MAFFS do KC-390 Millennium rapidamente recebe sua carga de água, proveniente de duas piscinas instaladas próximas à aeronave.
Cada uma dessas piscinas tem capacidade para 24 mil litros. Além da água, o sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido, garantindo sobretudo um lançamento eficiente sobre os focos de incêndio. Todo o processo de abastecimento leva cerca de 30 minutos, permitindo que a aeronave decole rapidamente para continuar sua missão de combate às chamas.
Com informações de FAB