A Polícia Federal (PF) desmantelou uma organização criminosa internacional que utilizava o Brasil como ponto estratégico para o tráfico de imigrantes. A Operação Vuelta, realizada na última sexta-feira (23), resultou na prisão de um brasileiro suspeito de integrar a organização criminosa.
Essa operação revela uma intrincada rede que recruta imigrantes na República Dominicana e os utiliza para transitar pelo Brasil, antes de enviá-los para destinos finais como a Colômbia e a Espanha.
A investigação, que teve início em fevereiro deste ano, descobriu que os imigrantes recebiam passaportes falsos no Brasil, permitindo-lhes embarcar novamente no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). Com esses documentos fraudulentos, os imigrantes seguiam para a Colômbia e a Espanha, sob promessas de melhores condições de vida e empregos.
Polícia Federal identificou observou um aumento no número de solicitação de refúgio
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Guarulhos, onde foram encontrados 13 estrangeiros que utilizavam o Brasil como rota para imigração ilegal. A PF identificou que, em média, osim igrantes pagavam cerca de 5 mil dólares pelo trajeto até o destino final.
Recentemente, a PF observou um aumento significativo no número de solicitações de refúgio, com um aumento de 41 requerimentos por dia em agosto, comparado a uma média de 25 pedidos diários entre janeiro e julho.
PF relata um aumento significativo de viajantes que chegam ao Brasil
O delegado regional de Polícia Judiciária, Dennis Calli, destacou que muitos imigrantes, atraídos por ofertas de emprego, acabam se envolvendo com organizações criminosas devido à vulnerabilidade econômica. A PF também relatou um aumento no número de viajantes que chegam ao Brasil em trânsito internacional e optam por solicitar refúgio ao invés de retornar aos seus países de origem.
Necessidade de medidas rigorosas contra o tráfico de imigrantes no Brasil
Até a manhã de quarta-feira, 481 estrangeiros estavam impedidos de entrar no Brasil.Esses dados refletem a complexidade e a gravidade da situação migratória no Brasil, evidenciando a necessidade de medidas mais rigorosas para combater o tráfico de imigrantes e lidar com o crescente fluxo de refugiados e solicitantes de refúgio.