A Força Delta, oficialmente conhecida como 1º Destacamento Operacional de Forças Especiais do Exército dos EUA – Delta (1º SFOD-D), é uma unidade de operações especiais de primeiro nível do exército dos EUA.
– Frequentemente chamada por vários nomes, incluindo Combat Applications Group (CAG) e “The Unit”, a Delta Force é especializada em contraterrorismo, resgate de reféns, ataques de ação direta e coleta de inteligência.
– Formada no final da década de 1970 sob a liderança do Coronel Charlie Beckwith, a Força Delta é altamente secreta, com seu processo de seleção, treinamento e detalhes operacionais amplamente confidenciais.
– Apesar dos desafios iniciais, como a fracassada Operação Eagle Claw em 1980, a Delta Force se tornou uma das unidades de operações especiais mais eficazes e de elite do mundo.
Delta Force: por dentro da unidade de elite antiterrorismo do exército dos EUA
Você a conhece como Força Delta, mas os operadores se autodenominam Grupo de Aplicações de Combate, CAG, D-Boys, Lado Negro, Outro Lado da Cerca, Força-Tarefa Verde ou simplesmente Unidade.
Oficialmente, é o Primeiro Destacamento Operacional de Forças Especiais-Delta (1º SFOD-D) do Exército dos EUA.
Este é um grupo de operações especiais de Nível Um. Para manter o sigilo sobre os documentos do orçamento do exército, o item de linha é frequentemente chamado de Elementos Compartimentados do Exército (ACE).
Delta Force: o que eles fazem?
Força Delta se destaca no resgate de reféns, eliminação seletiva ou apreensão de terroristas, combate corpo a corpo, ataques de ação direta, coleta de inteligência, guerra irregular e guarda de VIPs.
Os elementos da Força Delta estão continuamente à espera de ordens do seu comando geral – o Comando Conjunto de Operações Especiais (JSOC). O JSOC pode implantar o Delta em qualquer lugar do mundo.
Uma breve história que não é classificada
Embora seja impossível saber os tipos de missões que a Delta Force conduziu ao longo dos anos, acredita-se que elas tenham sido o principal elemento na ataque a Abu Bakr al-Baghdadio líder do ISIS.
Em outubro de 2019, a Delta conduziu a Operação Kayla Mueller, para remover al-Baghdadi do campo de batalha. Al-Baghdadi mais tarde detonou um colete explosivo e se matou durante o ataque.
Nunca tímido em um tiroteio, a Delta realizou inúmeras operações no Iraque e no Afeganistão, como era de se esperar. Uma estatística digna de nota foi que, em 2009, “a taxa de baixas para o comando Delta foi de 20% e 50% dos operadores que foram para o Iraque receberam uma Purple Heart”, de acordo com SOFREP.com. Delta também participou da Batalha de Mogadíscio em 1993, que foi retratada no livro e no filme Falcão Negro em Perigo.
Na minha opinião, SOFREP.com tem o melhor perfil da Delta Force, então vou depender dessa fonte nas próximas passagens.
Como surgiu a unidade?
No final da década de 1970, o exército estava interessado em criar seu próprio grupo de operações especiais que realizaria ataques de ação mais direta contra o inimigo — algo que as Forças Especiais do Exército dos EUA nem sempre realizavam, já que os Boinas Verdes foram criados para treinar e lutar ao lado de unidades indígenas durante a Guerra do Vietnã.
Em 1977, o Pentágono encarregou o Coronel Charlie Beckwith, que tinha estado nas Forças Especiais e tinha passado algum tempo com os britânicos Serviço Aéreo Especialpara criar uma unidade nova e mais focada.
Beckwith passou os dois anos seguintes montando a Delta Force, que seria focada em contraterrorismo e missões que o resto das unidades de operações especiais não conseguiam realizar facilmente. Beckwith e seus subordinados criaram um programa de seleção de seis meses para voluntários. Treinamento e testes colocavam os voluntários em exercícios difíceis de navegação terrestre de longo alcance e outras tarefas que os preparariam física e mentalmente.
Em 1980, a Delta recebeu uma missão difícil – resgatar 53 reféns americanos mantidos em Teerã. Isso ficou conhecido como Operação Garra de Águia e não teve sucesso por várias razões. O elemento principal dos operadores Delta não chegou ao prédio que continha os reféns. Mas a Delta usou as lições aprendidas com Eagle Claw para melhorar e se adaptar.
Como eles são organizados?
Acredita-se que a Delta Force seja organizada por tarefa em vários esquadrões divididos em “tropas”. Cada esquadrão tem três tropas para propósitos de assalto. Há um esquadrão clandestino de inteligência e reconhecimento, e um esquadrão de aviação, além de unidades de suporte de combate, como sinais, médicos e análise de inteligência.
Como você pode fazer um teste para a Delta Force?
Como você pode imaginar, tornar-se um operador Delta é um processo longo e difícil. A seleção está aberta a qualquer pessoa com patente de Especialista (E-4) e Capitão (E-3). Os estagiários devem ter 21 anos ou mais. A maioria das pessoas que vão para a seleção está no Regimento Ranger ou Ranger-Qualificado ou nas Forças Especiais do Exército. Muitos desses operadores têm inúmeras implantações consecutivas no Iraque e no Afeganistão.
O processo de seleção é classificado e muda conforme as necessidades de combate evoluem. Um livro – Dentro da Força Delta – descreve cursos intensos de navegação terrestre de longo alcance para avaliar atributos físicos. Então o estagiário deve passar por um complicado período de avaliação mental que inclui entrevistas psicológicas e apresentações orais em frente a pranchas. Aproximadamente 10% de cada classe é selecionada.
Se selecionado, o estagiário passa para um Curso de Treinamento de Operador de seis meses. Este é composto por várias unidades de desenvolvimento de habilidades, desde limpeza de salas e combate corpo a corpo até arrombar fechaduras e improvisar explosivos. As missões antiterrorismo e operações de resgate de reféns são ensaiadas. Há até mesmo um bloco de instruções sobre espionagem que provavelmente é semelhante ao treinamento de oficiais clandestinos da CIA.
Lembre-se de que a seleção e o treinamento são classificados e mudam e evoluem constantemente, dependendo das necessidades da Delta e do JSOC.
Ao que tudo indica, a Delta Force é uma comunidade unida – uma irmandade cujos membros sempre correm em direção ao tiroteio e estão em Delta para serem mobilizados para o máximo de missões possível. Eles acreditam que quanto mais tiroteios eles se envolvem, melhor.