Durante uma sabatina transmitida ao vivo pela GloboNews na noite de segunda-feira, 26 de agosto, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), anunciou que dará continuidade a um processo judicial contra a jornalista Natuza Nery e a Rede Globo.
Marçal acusou Nery e a emissora de divulgar “mentiras” a seu respeito em relação às enchentes no Rio Grande do Sul. O candidato alegou ter sido “muito maltratado” pela jornalista e que a reportagem em questão propagava sobretudo informações falsas sobre ele.
De acordo com Pablo Marçal, a reportagem da GloboNews acusava-o de disseminar fake news, afirmando que caminhões de doações para a região afetada estariam sendo barrados por falta de nota fiscal. No entanto, o SBT realizou uma reportagem que corroborava a alegação do empresário. Marçal criticou o tratamento que recebeu e a alegada inverdade publicada, mencionando que seu pedido para resolver a questão não foi atendido pela emissora e pela jornalista.
Reações e posicionamentos
A reação de Natuza Nery ao anúncio de Pablo Marçal foi rápida e direta. Durante a mesma sabatina, a jornalista respondeu às acusações, afirmando que a matéria do jornalismo da Globo correspondia a verdade. Nery, no entanto, agradeceu a presença de Marçal na entrevista, enfatizando que a questão não deveria se transformar em um assunto pessoal. Além disso, a jornalista reafirmou o compromisso da Globo com a precisão e a honestidade na divulgação das notícias.
https://twitter.com/i/status/1828254225391878291
https://twitter.com/i/status/1828267554009206865