O Exército dos EUA adjudicou à Javelin Joint Venture, formada pelas empresas Lockheed Martin e Raytheon, um contrato de produção de mísseis Javelin, equipamentos e serviços associados no valor total de USD 1,3 bilhões de dólares. Este acordo de fabricação de um ano é o mais importante até hoje, sendo parte de um contrato de produção de entrega indefinida, quantidade indefinida (IDIQ) inicialmente adjudicado em maio de 2023.
Nos últimos anos, a demanda pelo sistema anti-blindagem FGM-148 Javelin aumentou significativamente, seja por vendas a novos clientes ou por usuários que decidiram repor e aumentar seus estoques. As Forças Armadas da Ucrânia têm sido e continuam sendo um dos principais receptores de Javelin, fornecidos por vários países aliados. O sistema anti-tanque tornou-se uma das imagens de resistência à invasão russa, ganhando popularidade entre as forças e o público em geral.
Demanda global crescente e produção ampliada
No que diz respeito ao novo contrato adjudicado pelo Exército dos EUA à Lockheed Martin e Raytheon, ele faz parte da iniciativa de ambas as empresas para aumentar a produção do Javelin, com o objetivo de alcançar 3.960 unidades anuais até o final de 2026. A alta demanda por esse tipo de sistema gerou diversos gargalos na indústria de defesa ocidental, levando à implementação de planos para ampliar as capacidades de fabricação, tanto dos principais atores quanto de toda a sua cadeia de fornecedores. Essa situação está longe de ser resolvida, e a produção de sistemas críticos como o Javelin ainda enfrenta sérios desafios.
Andy Amaro, presidente da JJV e diretor do programa Javelin na Raytheon, uma empresa da RTX, expressou que “…Por meio deste contrato, continuaremos produzindo e entregando essa capacidade necessária para apoiar as forças terrestres globais em seus esforços para proteger e defender seus interesses e soberania…Agora, mais do que nunca, o Javelin é reconhecido como o sistema de armas anti-blindagem mais eficaz e testado em combate no mundo…”.
Características técnicas do sistema Javelin
O sistema anti-blindagem FGM-148 Javelin é uma arma portátil de míssil guiado, projetada para destruir veículos blindados, incluindo tanques, além de outras fortificações. Ele é conhecido por sua tecnologia de “dispara e esquece” (fire-and-forget), que permite que o operador dispare o míssil e se desloque imediatamente, sem precisar manter a mira no alvo. O Javelin possui um alcance efetivo de até 2,5 km e é equipado com uma ogiva tandem HEAT (High-Explosive Anti-Tank) capaz de penetrar a blindagem reativa explosiva (ERA) de tanques modernos. Além disso, o sistema pode ser usado tanto em missões diurnas quanto noturnas, graças ao seu sistema de mira infravermelho.
Com mais de 25 clientes internacionais em todo o mundo, o contrato apoia a crescente demanda global pelo Javelin, incluindo o novo cliente internacional Kosovo. O contrato também inclui mais de 4.000 Javelins para repor as munições enviadas à Ucrânia.
Dave Pantano, vice-presidente da JJV e diretor do programa Javelin da Lockheed Martin, destacou que “…Com o aumento da demanda pelo Javelin em todo o mundo, nossa capacidade de aumentar a produção para apoiar nosso cliente do Exército e os usuários globais é agora mais importante do que nunca…Este contrato de produção demonstra como as capacidades centradas na missão do Javelin estão ajudando a manter os clientes preparados e a se defender contra ameaças em todo o mundo…”.
O sistema anti-blindagem FGM-148 Javelin é desenvolvido e produzido pela Jaavelin Joint Venture (JJV) entre a Raytheon em Tucson, Arizona, e a Lockheed Martin em Orlando, Flórida. Até o momento, a JJV produziu mais de 50.000 mísseis Javelin e mais de 12.000 unidades de lançamento de comando reutilizáveis.