Um grande avanço tecnológico recebeu destaque recentemente. Um grupo de jovens desenvolveu um drone que não precisa do uso de GPS. A inovação chamou a atenção das Forças de Operações Especiais do Exército dos EUA não apenas pela inovação em si, mas pela rapidez na confecção do produto, que durou apenas 24 horas. O grupo de jovens desenvolvedores abriu uma porta para soluções práticas e para o rompimento de limitações trazidas pelos drones convencionais, que se tornam vulneráveis neste quesito.
Os Veículos Aéreos Não Tripulados, ou drones, têm uma função importante em guerras, já que contam com um sistema de captação de imagens que traz informações importantes do terreno inimigo. Com isso, a invenção do drone sem GPS pode ser decisiva em conflitos, já que o sinal do GPS pode ser cortado e interrompido, por exemplo. Tudo começou quando jovens estadunidenses e especialistas em Inteligência Artificial para e-mails se encontraram com jovens ucranianos que estavam em busca de conhecimento, inovação e tecnologia a fim de ajudar na guerra da Ucrânia.
Como Funciona o Drone Sem GPS
Então, como se dá o funcionamento da nova invenção? Pois bem, o aparelho funciona captando imagens durante o percurso e comparando-as com o banco de dados de imagens do Google. Com isso, a localização acontece por meio de comandos e técnicas simples do drone. Outro ponto importante seria o possível valor, se seria caro ou rentável, já que o fator preço também é levado em conta quando se trata de guerras. O custo ficou abaixo de 500 dólares, e o drone está qualificado para percorrer 10 mil quilômetros quadrados. No que se refere às imagens, conta com um cartão SD de 256 gigabytes, com transferência de informações de forma rápida, durando apenas poucas horas.
Aprimoramento do drone
Mediante a situação, o grupo de jovens está trabalhando com as Forças de Operações Especiais do Exército dos EUA para testar e melhorar o drone. Entre as principais melhorias estão: melhorar a performance em diferentes altitudes e atuar em diferentes velocidades. Outra mudança deve acontecer no sistema para trazer uma tecnologia mais apurada e fazer com que o drone consiga trabalhar em diferentes terrenos.
Com a ampliação da tecnologia digital e o uso da IA, muitas descobertas deixaram de ser exclusivas de grandes organizações ou setores de defesa, por exemplo, diminuindo consideravelmente os recursos que antes eram pagos somente às grandes empresas. Com a acessibilidade à informação e ao desenvolvimento de algoritmos juntamente com softwares, essa situação é possível, tornando viável o uso de plataformas e o desenvolvimento de softwares sem a necessidade de grandes gastos.
Vale lembrar que o conflito na Ucrânia se intensificou em 2022 com a invasão da Rússia. Desde então, os EUA têm oferecido apoio militar, diplomático e econômico à Ucrânia e pressionado politicamente a Rússia. O leste e o sul são os locais mais afetados. Assim, como qualquer guerra, há um grande problema humanitário em forma de deslocamento de internos e refugiados em busca de paz. O país também enfrenta falta de alimentos e medicamentos.