Algumas alternativas estão sendo utilizadas para diminuir o desemprego entre os cônjuges de militares dos Estados Unidos, que precisam lidar com as mudanças e, ao mesmo tempo, manter uma renda mensal. A taxa de desemprego é superior a 20% entre essa categoria, e o pior é que esse percentual tem se mantido por mais de dez anos. Diante disso, como forma de minimizar o problema, ações do Congresso, por meio do Departamento de Defesa, têm trabalhado para criar e implementar recursos que beneficiem as famílias.
Uma das estratégias apresentadas são os reembolsos de custos comerciais. Neste caso, o valor inicial é de mil dólares. O reembolso é destinado a cônjuges que são empreendedores, mas os valores podem chegar a até 2 mil dólares. Além dos custos com a mudança, os valores também podem ser usados para a compra de novos produtos, registros e licenças. As bolsas de estudo remuneradas também são uma alternativa, com um valor pago por doze semanas.
Programas contra desemprego
Apesar do programa ainda estar em fase de teste, atualmente, ele está no segundo ano e é chamado de Military Spouse Career Accelerator Pilot. Além de oferecer oportunidades para cônjuges com experiência educacional, o projeto também proporciona oportunidades para os mais jovens. Para participar, é necessário ser cônjuge de:
- Soldados ativos
- Reservistas
- Membros da Guarda Nacional
A possibilidade de trabalho remoto é outra estratégia para diminuir o desemprego na categoria. Neste caso, os cônjuges precisam ser funcionários do governo e desejar manter suas carreiras após a mudança para outro local. Esse acordo foi firmado entre o Pentágono e o Departamento de Estado. O documento foi assinado em abril pela vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks, e pelo vice-secretário de Estado, Richard Verma.
Durante a cerimônia, Hicks destacou que o decreto permite que cônjuges de militares empregados pelo governo federal trabalhem remotamente de onde seus parceiros estão alocados no exterior, continuando suas profissões com o mínimo de interrupção possível. Ela também ressaltou a importância da decisão, especialmente para cônjuges de militares que desejam manter suas carreiras escolhidas. Outro fator de destaque é a necessidade de manter o bem-estar econômico das famílias militares. Isso é crucial para a capacidade de reter talentos e expertise valiosos na força de trabalho federal e também para a segurança nacional.
Fonte: Portal Military Times
Luta Contra o Desemprego
Mais iniciativas têm sido promovidas para reduzir o percentual de desemprego. Entre elas, podemos citar um programa que está em vigor desde 2011. Este programa conta com mais de 800 funcionários dedicados ao combate ao desemprego e com quase 350 mil cônjuges de militares contratados e reintegrados ao mercado de trabalho.
O portal MSEP (Military Spouse Employment Partnership) também é uma excelente fonte para recrutamento, seleção e busca de vagas. O site publica oportunidades tanto de organizações quanto de agências, corporações e universidades. Outros mecanismos incluem portais que ajudam na manutenção da carga horária ou na sua redução, trabalho híbrido, remoto, ou bolsas/licenças que oferecem ajuda de custo para facilitar as mudanças das famílias dos militares.
Outra fonte de auxílio trata-se do programa Spouse Education and Career Opportunities, do Departamento de Defesa (DOD). A plataforma tem a principal função de oferecer uma série de recursos gratuitos para ajudar os cônjuges de militares a avançarem em suas carreiras por meio de treinamento profissional individual, abordando desde os requisitos de licenciamento até a conexão com empregadores e programas escolares. O treinamento também tem o intuito de auxiliar no desenvimento de habilidades e qualificações dos cônjuges.