Mais um alerta laranja foi emitido para o país. As informações foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que identificou a probabilidade de um aumento considerável nas temperaturas em grande parte do Brasil. O anúncio também listou os municípios que serão atingidos pela onda de calor, com um aumento projetado de cerca de 5ºC nas temperaturas locais. A duração desse fenômeno pode variar de três a cinco dias, e, por isso, os cuidados devem ser redobrados.
O INMET também destacou a importância dos cuidados que precisam ser tomados durante este período. Com o aumento das temperaturas, haverá um incremento nos poluentes do ar, o que aumenta a probabilidade de problemas respiratórios. Além disso, o calor intenso pode afetar diretamente a produção de alérgenos e pólen, um fator preocupante para aqueles que sofrem de alergias sazonais. No que se refere à saúde, as ondas de calor também podem favorecer a proliferação de bactérias, trazendo riscos de intoxicação alimentar. Isso, por sua vez, pode aumentar a incidência de vetores de doenças, como dengue e zika, entre outras.
Risco para saúde e alerta laranja
As ondas de calor afetam diretamente a saúde cardiovascular. O estresse e a sobrecarga causados pelo aumento das temperaturas podem elevar os riscos de derrames e infartos, especialmente em idosos ou em pessoas com doenças preexistentes. Aqueles que possuem condições crônicas, como doenças cardiovasculares e respiratórias, precisam de atenção especial durante este período. Crianças e adultos também devem receber uma assistência maior para diminuir os riscos de desidratação e insolação, que, se não tratadas adequadamente, podem levar a complicações graves, incluindo a morte.
O alerta laranja indica que medidas preventivas precisam ser adotadas para a manutenção da saúde. Com temperaturas 5ºC mais elevadas, é essencial aumentar a ingestão de água, evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia, e utilizar protetor solar. O uso de hidratantes e umidificadores de ambiente também se mostra importante para o conforto. Em caso de desidratação, não hesite em buscar ajuda médica imediatamente.
Municípios atingidos pela onda de calor e alerta laranja
Confira a lista dos municípios e as regiões que estão sob alerta laranja até dia 25 de setembro, quarta-feira.
Região Sudeste
- São Paulo
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Metropolitana de Curitiba
- Vale do Itajaí
- Campinas
- Piracicaba
- Itapetininga
- Litoral Sul
- Macro Metropolitana Paulista
- Marília
- Ribeirão Preto
- Araçatuba
- Assis
- Vale do Paraíba
- Araraquara
- Bauru
- Região Metropolitana de São Paulo
- Minas Gerais
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
- Oeste de Minas
- Sul/Sudoeste
- Campo das Vertentes
Região Sul
- Santa Catarina
- Norte
- Oeste
- Sul
- Rio Grande do Sul
- Noroeste
- Centro Ocidental
- Centro Oriental
- Centro-Sul
- Nordeste
- Sudeste
- Sudoeste
- Paraná
- Norte Pioneiro
- Oeste Catarinense
- Centro Ocidental
- Centro Oriental
- Norte Central
- Noroeste
- Oeste
- Sudoeste
- Sudeste
- Centro-Sul
Região Centro-Oeste
- Goiás
- Centro
- Noroeste
- Sul
- Mato Grosso
- Sudeste
- Norte
- Centro-Sul
- Mato Grosso do Sul
- Leste
- Centro Norte
- Sudoeste
- Pantanais
Região Norte
- Amazonas
- Sul
- Acre
- Vale do Acre
- Rondônia
- Leste
- Madeira-Guaporé