Entre os visitantes estavam alguns rapazes e moças de jeans e calças “leg”, alunos da UniCeUB e UNB, conforme informações disponíveis no site do MONTEDO. Com seus smartphones e câmeras eles gravavam e tiravam fotografias. O Exército, que lhes ofereceu até um desfile militar, com blindados e tudo, deu-lhes um nome mais pomposo, os chamou de “formadores de opinião”, certamente na esperança de que os estudantes emitam comentários positivos em relação ao Exército Brasileiro.
A nota do Exército foi: “Visita de Membros do Poder Executivo e Formadores de Opinião ao CI Bld – No dia 24 de junho de 2015, o CI Bld recebeu a visita de membros do Poder Executivo Federal e Formadores de opinião, que estiveram na guarnição de Santa Maria-RS para conhecerem o potencial de defesa e a posição estratégica em que esta Guarnição está sediada.”
Imagens de MONTEDO. Em: https://montedo.blogspot.com.br/ UniCeUB e Revista Sociedade Militar
De fato, uma das jovens que visitou as instalações do Exército em Santa Maria produziu alguns textos no site de sua universidade, veja AQUI .
Reproduzimos abaixo alguns trechos.
Segundo Jade Abreu, o “ Comandante do parque de manutenção do Exército em Santa Maria (RS) responsável por fazer conserto de tanques de guerra, o tenente-coronel Alexandre Magno, lamentou, nesta terça-feira (23), que falta mão de obra especializada para área técnica no Brasil. O oficial disse que ainda há um déficit nesse setor. “Não há uma vertente de formação de curso técnico eficiente no país”, alegou o comandante. De acordo com o militar, existem apenas duas unidades do gênero em todo o Brasil. O outro é no Paraná.”
Jade disse ainda que o Tenente Coronel Alexandre magno lhe relatou que os cortes no orçamento não afetam tanto o serviço no Parque Regional de Manutenção.
“Apesar do corte de orçamento das Forças Armadas, o comandante do Parque Regional de Manutenção 3 disse que o setor não tem sofrido diretamente com a crise financeira. De acordo com o oficial, as peças utilizadas no parque são antigas e por isso não houve uma influência direta com os cortes de gastos.”
Revista Sociedade Militar
As declarações do Comandante da 3ª Divisão do Exército, José Carlos Cardoso, foram um pouco diferentes. O General reclamou da falta de dinheiro e disse que o exército só vai trabalhar de acordo com a verba que receber. Segundo a nota da UniCeuB, ele disse que: “o corte do orçamento das Forças Armadas pelo governo federal já representa reflexos nas atividades militares… As demais atividades serão dimensionadas para o que for disponibilizado”
Revista Sociedade Militar /