A Embraer parabeniza o Governo Brasileiro e o Congresso Nacional pela recente aprovação e sanção da Lei do Combustível do Futuro, que estabelece um marco regulatório essencial para incentivar a produção e o uso de Combustíveis Sustentáveis para Aviação, conhecidos como SAF (Sustainable Aviation Fuel). Essa medida sublinha o empenho do Brasil em promover uma aviação mais sustentável, além de demonstrar o potencial do país em consolidar sua posição como um dos líderes globais na produção de biocombustíveis. Essa iniciativa visa impulsionar a criação de empregos, a geração de renda, o desenvolvimento tecnológico e aumentar as exportações.
“Nossa expectativa é que o Brasil, em breve, integre essa cadeia de valor, tornando-se um produtor e exportador de combustível sustentável para a aviação,” afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “A aprovação dessa lei confirma que o Brasil tem os recursos necessários para ser um dos líderes mundiais na produção e uso do SAF, e a Embraer se orgulha de participar desse debate estratégico.”
Redução da emissão de carbono em até 80% comparado ao querosene
O uso em larga escala do SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 80%, comparado ao querosene tradicional. Para a Embraer, a renovação da frota com aeronaves mais eficientes, como a linha E2, combinada ao uso de combustíveis sustentáveis, representa uma das ações mais eficazes para a descarbonização do setor aéreo. Hoje, todos os modelos da Embraer já podem operar com até 50% de SAF misturado ao querosene convencional.
Desde 2004, quando certificou e começou a produzir o modelo agrícola Ipanema movido a etanol, a Embraer tem se destacado em pesquisas sobre biocombustíveis na aviação. Nos últimos 20 anos, a empresa tem se dedicado a qualificar novas tecnologias para o desenvolvimento do SAF, realizando testes de voo e elaborando estudos técnicos para fomentar sua produção no Brasil, contribuindo para o avanço dessa importante discussão.
EMBRAER: empresa líder global em fabricação de aeronaves
Com sede no Brasil, a Embraer é uma empresa global do setor aeroespacial que atua nas áreas de Aviação Comercial, Executiva, Defesa & Segurança e Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de prestar serviços de pós-venda a seus clientes. Desde sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. A cada 10 segundos, em média, uma aeronave da Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
Líder na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos, a Embraer se destaca também como a maior exportadora de produtos de alto valor agregado do Brasil. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa possui fábricas, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças espalhados por diversos continentes, incluindo as Américas, África, Ásia e Europa. Além disso, sua presença global é reforçada por parcerias estratégicas que impulsionam sua capacidade de inovação e expansão nos mercados internacionais.