Os responsáveis pela Marinha dos EUA identificaram na semana passada um porta-aviões e dois submarinos afetados por problemas de soldaduras defeituosas durante os trabalhos realizados nos estaleiros de Newport News, na Virgínia, mas afirmam que os trabalhos deficientes não foram realizados em componentes que afetem a segurança ou as operações da embarcação.
Em uma carta enviada na quinta-feira aos membros das comissões de serviços armados da Câmara dos Representantes e do Senado, o secretário da Marinha, Carlos Del Toro, afirmou que entre os navios afetados estão o porta-aviões George Washington, recentemente renovado, e os novos submarinos de ataque Hyman G. Rickover e New Jersey.
Citando funcionários dos estaleiros, Del Toro escreveu que o problema envolvia “soldadores que não seguiram corretamente os procedimentos de soldagem”.
“É importante destacar que o Comando de Sistemas Navais Marítimos (NAVSEA) avaliou que as soldaduras não estavam em componentes ou sistemas que afetam a segurança ou as operações do navio”, escreveu. “A NAVSEA, como titular da garantia técnica, determinou, no entanto, que os navios são seguros para operar”.
A marinha garante a segurança dos seus navios após inspeção detalhada
Del Toro escreveu que tomou conhecimento do problema pela primeira vez em 24 de setembro.
Na quinta-feira, a Marinha havia identificado esses três navios como afetados, e a nota de Del Toro afirma que o serviço marítimo está examinando as soldaduras de 23 navios em construção ou manutenção para verificar se as soldaduras defeituosas podem afetar as operações futuras.
Na semana passada, funcionários da Huntington Ingalls Industries (HII), a empresa proprietária da Newport News Shipbuilding, reconheceram que “alguns soldadores conscientemente ignoravam determinados procedimentos de soldagem” enquanto trabalhavam em navios militares.
Descartou-se que o problema fosse devido a “más intenções”, segundo afirmou a HII em um comunicado.
“Após descobrir que alguns soldadores não seguiam sistematicamente os procedimentos, seguimos nosso protocolo, tomamos medidas para nos comunicarmos com nossos clientes e reguladores de maneira oportuna e começamos a trabalhar no assunto com a Marinha”, disse a empresa em outra declaração na sexta-feira.
O Departamento de Justiça está investigando o assunto, conforme confirmaram os legisladores esta semana.
Investigação do Departamento de Justiça está em andamento
Del Toro prometeu cooperar com essa investigação e escreveu que a Marinha “está avaliando todas as opções legais e reservando nossos direitos em conformidade”.
Os líderes do Congresso pressionaram a Marinha esta semana para obter mais respostas sobre a extensão do problema e como isso foi permitido.
“Esses navios são fundamentais para a defesa dos Estados Unidos”, escreveram esta semana a Del Toro membros da Comissão de Serviços Armados da Câmara dos Representantes. “Devemos garantir que esses navios estejam protegidos contra qualquer agente mal-intencionado que pretenda comprometer a segurança nacional dos Estados Unidos ou nossos membros de serviço”.
O estaleiro de Newport News é um dos dois nos Estados Unidos dedicados à frota nuclear. O estaleiro constrói partes de várias classes de submarinos, bem como porta-aviões da classe Ford.
Embora o cronograma das soldaduras defeituosas não tenha sido divulgado, o George Washington deixou o estaleiro de Newport News em maio de 2023 após sua revisão de manutenção de meia-vida que começou em 2017 e que originalmente deveria terminar em 2021. As autoridades atribuíram os atrasos a trabalhos adicionais imprevistos durante a chamada revisão complexa e reabastecimento de combustível (RCOH, na sigla em inglês).
O porta-aviões está atualmente navegando pelo Oceano Pacífico e a caminho de seu novo porto-base no Japão.
O submarino Hyman G. Rickover entrou em serviço em outubro de 2023, enquanto o New Jersey acabou de fazê-lo em 14 de setembro.
Na nota, Del Toro prometeu uma verificação completa das operações no estaleiro para garantir que os problemas de soldagem não se repitam.
“A segurança de nossos marinheiros e navios é de extrema importância”, escreveu. “Demos a maior prioridade à tarefa de definir e examinar o alcance das soldaduras inadequadas realizadas em navios operacionais em serviço, e ordenei aos meus especialistas técnicos da Marinha que trabalhassem com o estaleiro imediatamente para apoiar uma revisão exaustiva”.