O Curso Internacional de Operações na Selva 2024 terá a presença de 21 militares de 11 países diferentes. A informação foi divulgada pelo Comando Militar da Amazônia no último dia 11 de outubro, data da Formatura de Apresentação dos Candidatos.
Os países representados são Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Paraguai, Polônia, Senegal, Tanzânia e Uruguai.
Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, General do Exército e comandante militar da região, esteve presente na ocasião e presidiu a cerimônia.
Segundo ele, é muito importante a troca de experiências e da formação dos guerreiros de selva para o Brasil e para o mundo, “fazendo ecoar a mística da guerra na selva e levando consigo, além de competências internalizadas durante o curso, o espírito inarredável de respeito e proteção à Amazônia”.
Outro ponto destacado pelo general foi a integração e a amizade fraterna entre as nações amigas representadas pelos militares estrangeiros. Para Neves, é um privilégio para o Comando receber militares com variedade de experiências profissionais.
Em 2017, quando o curso foi aberto para militares de nações amigas, participarem representantes de Bolívia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Peru, Senegal e Suécia.
Com duração de 6 semanas, o curso é ministrado em inglês e dividido em 3 fases: de vida na selva, de técnicas especiais e, por fim, de operações. Nessa última fase, os militares colocam em prática os ensinamentos adquiridos ao longo do processo.