Quer dar um up na sua carreira? Então prepare-se para se inscrever em uma das mais de 1,2 milhão de vagas abertas pelo Ministério da Educação (MEC) em cursos gratuitos. As vagas são destinadas a cursos na área da educação especial voltadas para educação inclusiva.
O objetivo é qualificar os professores que atuam na educação básica de todo o país. Os cursos são uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Estima-se que, atualmente no Brasil, existam cerca de 1,5 milhão de alunos da educação especial matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública de ensino. Os dados, divulgados pelo Censo Escolar 2023, ressalta a importância de investimentos na formação dos professores para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.
Inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição a partir do dia 21 de outubro para as 250 mil vagas que serão abertas inicialmente. As aulas terão inicio em março de 2025.
O curso será ministrado por 50 instituições de ensino superior que já manifestaram interesse em realizá-lo. As instituições serão responsáveis pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas. Já a formação será realizada por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Como será o curso
Com carga horária total prevista de 120 horas, o curso será todo oferecido na modalidade a distância dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
A formação contará com quatro módulos:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Os alunos poderão experimentar, em cada módulo, leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.
Em nota, o MEC informou que o “objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva”.