Investimentos bilionários nesta obra ambiciosa é um marco na construção civil e na engenharia de transporte
O Túnel Fehmarnbelt, futuro maior túnel subaquático do mundo, promete transformar a maneira como Dinamarca e Alemanha se conectam. Com 18 km de extensão, ele proporcionará uma travessia em apenas 7 minutos de trem ou 10 minutos de carro, oferecendo uma rota muito mais rápida e conveniente do que as balsas usadas atualmente.
Investimentos bilionários nesta obra ambiciosa é um marco na construção civil e na engenharia de transporte, com uma previsão de conclusão para 2029. Hoje, o trajeto entre Rodbyhavn, na Dinamarca, e Fehmarn, na Alemanha, é feito apenas por balsa, levando cerca de 45 minutos para ser completado. Com a nova estrutura, a ligação entre os dois países será muito mais ágil.
Uma nova rota entre Dinamarca e Alemanha
O Túnel Dinamarca-Alemanha criará uma nova rota que, além de rápida, será a mais curta entre a região escandinava e o restante da Europa. A obra está em andamento desde 2020 do lado dinamarquês e começou em 2021 no lado alemão, com a responsabilidade da empresa Femern A/S, que supervisiona um investimento de mais de US$ 7,1 bilhões (aproximadamente R$ 39 bilhões na cotação atual).
Além da conexão facilitada, o túnel também terá um impacto ambiental positivo, contribuindo para a redução de emissões de CO2. Isso ocorre porque a rota mais curta ajudará a diminuir o tráfego nas estradas e a necessidade de balsas, resultando em menos poluição. Dessa forma, o túnel é um projeto de construção rumo a um transporte mais sustentável.
Fehmarnbelt é um dos maiores investimentos em projetos de infraestrutura da Europa, exigindo 360 mil toneladas de aço para sua construção, suficiente para erguer 50 Torres Eiffel
O Túnel Fehmarnbelt é um dos maiores investimentos em projetos de infraestrutura da Europa, exigindo 360 mil toneladas de aço para sua construção. Para se ter uma ideia da grandiosidade, essa quantidade de aço seria suficiente para erguer 50 Torres Eiffel, ícone da arquitetura mundial e um dos maiores símbolos da engenharia.
Os investimentos na obra também envolve a dragagem de 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo para acomodar o túnel submerso no fundo do Mar Báltico. No local, trabalham dezenas de embarcações e centenas de marinheiros, que estão encarregados de submergir as partes construídas e montadas em terra firme.
Tecnologia e precisão na construção do túnel Dinamarca – Alemanha
O túnel é formado por 79 seções padrão e 10 seções especiais, todas com 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 10 metros de altura. Cada uma dessas peças pesa cerca de 73 mil toneladas e são montadas em terra firme antes de serem transportadas por balsa até o local de instalação.
A montagem e a fundição das seções são feitas em solo firme e depois transportadas para o mar, onde são posicionadas a uma profundidade de 40 metros. Essa operação precisa é realizada com o apoio de cerca de 60 a 70 embarcações, empregadas exclusivamente para esta finalidade. Cada seção é cuidadosamente selada e interligada, garantindo a resistência e durabilidade do túnel.
Garantia de 120 anos de operação: projetado para resistir aos desafios do tempo e das condições marítimas
Com uma vida útil estimada em pelo menos 120 anos, os investimentos bilionários no Túnel Fehmarnbelt é projetado para resistir aos desafios do tempo e das condições marítimas. Essa longevidade é assegurada por um rigoroso processo de construção e pelos materiais de alta qualidade empregados, como o aço, essencial para a sustentação da obra.
Quando concluído, o túnel será equipado com trilhos ferroviários, sistemas de ventilação, câmeras, sinalizações e outros itens de infraestrutura técnica. Isso garantirá a segurança e a eficiência tanto para o transporte ferroviário quanto para os motoristas que utilizarão a rodovia submersa.
Investimentos e benefícios de uma nova rota comercial
Além de encurtar distâncias, o Túnel Dinamarca-Alemanha terá um papel crucial na economia da região. A conexão rápida e direta entre os países facilitará o transporte de mercadorias, promovendo um intercâmbio comercial mais ágil e eficiente. Este é um exemplo claro de como grandes investimentos em obras de infraestrutura podem alavancar o desenvolvimento de uma região.
A construção do túnel envolve um vasto canteiro de obras no lado dinamarquês, ocupando uma área comparável a 373 campos de futebol. Essa dimensão destaca a complexidade dos investimentos no projeto e a necessidade de uma logística detalhada para transportar as enormes seções até o local de instalação no fundo do mar.
Investimentos bilionários para as obras do Túnel Fehmarnbelt é um projeto monumental de construção civil que promete revolucionar o transporte no mundo
A assinatura do tratado para o Túnel Fehmarnbelt ocorreu em 2008, mas desafios legais e ambientais adiaram o início das obras por mais de uma década. Agora, com a construção em andamento, a previsão é de que o túnel esteja completo em 2029, marcando o início de uma nova era no transporte entre Dinamarca e Alemanha.
Investimentos bilionários para as obras do Túnel Fehmarnbelt é um projeto monumental de construção civil que representa um passo importante para um futuro de conexões mais rápidas, práticas e sustentáveis. Ative as notificações e fique atento no Sociedade MIlitar para acompanhar as novidades dessa obra que promete fazer história!