Uma excelente notícia para quem busca oportunidades por meio do concurso de juiz. Os salários são acima de R$ 35 mil, além de benefícios aos aprovados. Além disso, as inscrições foram prorrogadas, o que garante maiores chances para quem deseja conquistar esta vaga. Os interessados deverão se inscrever no portal da banca organizadora, Vunesp. Contudo, antes de mais nada, é fundamental entender quais são os requisitos para o cargo.
Para se inscrever, o candidato do concurso juiz precisa ter nacionalidade brasileira, ser bacharel em Direito com um prazo mínimo de três anos de formação e também ter pelo menos três anos de atividade jurídica até a data da inscrição. Além de aptidão física e mental, é preciso não ter antecedentes criminais, não ter sofrido penalidades relacionadas à atividade, não estar sendo processado e ter idade máxima de 65 anos. O certame contará com cinco etapas.
Fases concurso juiz
Além da fase inicial, objetiva, o concurso incluirá três provas discursivas, provas orais, avaliação física e mental, e prova de títulos. Com isso, é importante ressaltar que tanto a fase objetiva quanto a dissertativa são de caráter eliminatório e classificatório. A fase objetiva terá duração de cinco horas e está marcada para o dia 12 de janeiro de 2025. Essa fase será dividida em blocos, conforme descrito a seguir:
Bloco 1
- Direito Civil
- Direito Processual Civil e Organização Judiciária
- Direito do Consumidor
- Direito da Criança e do Adolescente
Bloco 2
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Constitucional
- Direito Eleitoral
Bloco 3
- Direito Empresarial
- Direito Tributário
- Direito Ambiental
- Direito Administrativo
- Noções Gerais de Direito
- Formação Humanística e Direitos Humanos
Demais etapas concurso juiz
O concurso de juiz é para o TJ RJ – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A fase escrita contará com 25 questões discursivas, que avaliarão conhecimentos gerais e específicos. O candidato será avaliado levando em consideração duas sentenças: uma cível e outra penal. Já na prova oral, serão considerados os seguintes pontos: domínio jurídico, linguagem, raciocínio, argumentação e correção no uso do português. A prova de títulos levará em conta os seguintes aspectos:
- Experiência profissional na área jurídica: Incluindo atuação no magistério e na advocacia.
- Pós-graduações: Cursos de especialização e aperfeiçoamento na área.
- Cursos de extensão: Formação complementar relevante ao cargo.
- Publicações jurídicas: Artigos, livros ou materiais publicados pelo candidato.
- Participação em bancas examinadoras: Atuação em comissões ou avaliações de provas.
Como se inscrever?
Como mencionado, o concurso foi prorrogado; agora, os interessados têm até o dia 05 de novembro para se cadastrar pelo portal Vunesp. É importante destacar também que as vagas são para cadastro reserva, e as chamadas levarão em conta os cargos vagos do tribunal, que são em torno de 70.