Este ano, diversos meios de comunicação russos relataram que as forças do exército russo capturaram um veículo Bradley M7 de apoio ao fogo (B-FiST), fornecido pelos Estados Unidos e utilizado pelas Forças Armadas ucranianas na região de Avdiivka. Dos 55 fabricados, a Ucrânia teria recebido quatro veículos Bradley M7 BFIST, cujo desdobramento inicial pelas Forças Ucranianas na frente de Zaporizhzhia ocorreu em setembro de 2023.
Capacidades tecnológicas e táticas do veículo
Do ponto de vista tático, o M7 BFIST é projetado especificamente para permitir uma coordenação precisa do fogo indireto a distâncias de até 8.000 metros, integrando efetivamente o apoio de artilharia com as forças terrestres. Se as forças russas tiverem acesso às capacidades operacionais do M7 BFIST capturado e as analisarem, poderão obter informações valiosas sobre as táticas de apoio da artilharia americana, o que poderá influenciar em suas próprias operações militares.
Em termos tecnológicos, o M7 BFIST incorpora tecnologias avançadas de mira e sensores projetados para operar sob proteção blindada, aumentando assim a capacidade de sobrevivência da tripulação e mantendo a eficácia operacional em diversos cenários de combate. A análise desses sistemas pelas forças russas pode levar a avanços em seus próprios projetos de veículos militares, potencialmente incorporando tecnologias semelhantes ou soluções antagônicas.
Engenharia e mobilidade do Exército com o M7 BFIST
Em termos de engenharia, o design do veículo inclui um motor diesel Cummins VTA-903T e sistemas robustos de mobilidade e blindagem, essenciais para operações em ambientes variados. Um exame detalhado dessas características pode permitir aos engenheiros militares russos compreender melhor o desempenho e durabilidade do veículo, influenciando futuros desenvolvimentos no design de veículos militares russos. Além disso, essa análise pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias que neutralizem sistemas semelhantes fornecidos aos aliados da Ucrânia.
No dia 5 de setembro de 2023, o Army Recognition informou que as forças ucranianas haviam desdobrado pela primeira vez o Bradley M7 BFIST na frente de Zaporizhzhia, projetado para a identificação de alvos e coordenação do fogo indireto de artilharia. Equipado com Bradley Reactive Armour Tiles (BRAT), o veículo fazia parte de um lote de quatro unidades entregues à Ucrânia de um total de 55 fabricados. Originalmente baseado no veículo de combate de infantaria Bradley M2A2 ODS-SA, o M7 BFIST passou por grandes modificações, substituindo a tradicional unidade de lançamento de mísseis antitanque TOW por equipamentos avançados de localização de alvos e sensores.
Operacional até 20 quilômetros, o M7 Bradley BFIST é compatível com sistemas do exército como o M142 HIMARS, o M270 MLRS e várias munições, incluindo os obuses de precisão M982 Excalibur de 155 mm. Este veículo, também baseado no Bradley M2A2 ODS-SA, foi modificado para substituir o sistema de lançamento de mísseis antitanque TOW por equipamentos e sensores avançados de localização de alvos, aprimorando suas capacidades de localização e coordenação de artilharia
Desde que entrou em serviço em 2000, o M7 Bradley BFIST é operado por uma tripulação de quatro pessoas. Movido por um motor Cummins VTA-903-T600 de 600 HP, atinge uma velocidade máxima de 61 km/h em estradas e cerca de 6 km/h em manobras anfíbias. O veículo supera inclinações de até 60%, inclinações laterais de 40%, degraus verticais de 0,76 metros e valas de 2,54 metros. Preparado adequadamente, ele atravessa águas com profundidades de até 1,2 metros.