Se você sonha com a possibilidade de estudar fora do país esse é um bom momento para tirar as ideias do papel e partir para a ação. Isso porque a Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, lançou edital para o Programa de Intercâmbio da Graduação (Piigrad) para 2025.
São oferecidas 158 vagas em 72 instituições de 16 países. Junto com o edital do programa, a UFJF lançou também um E-book de relatos de ex-intercambistas que contam suas experiências em viver e estudar fora do país.
O objetivo do programa é dar oportunidade aos jovens estudantes de expandir os conhecimentos técnicos e culturais, além de aperfeiçoar outros idiomas.
Como participar?
O programa de intercâmbio é destinado exclusivamente aos alunos da UFJF que possuem, no mínimo, 20% da carga horária do curso concluída. Também é exigido que os alunos comprovem rendimento acadêmico de 60 pontos.
Os interessados também precisam apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, com nível mínimo B1, em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão. Contudo, essa exigência não é válida para aqueles que optarem pelo intercâmbio em Portugal.
Confira a seguir algumas das áreas de cursos oferecidos pelo programa:
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Biológicas
- Ciências da Computação
- Comunicação Social
- Direito
- Economia
- Educação Física
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Farmácia
- Física
- Letras
- Medicina
- Psicologia
- Química
Inscrições
As inscrições estão sendo recebidas pelo site https://sigam.ufjf.br/index.php/siga/eventos/menuinscricao/main/7705 até o dia 19 de novembro de 2024.
No momento da inscrição, o candidato deve optar pelo curso e instituição estrangeira de sua preferência, além de anexar a documentação necessária.
Etapas de seleção
De acordo com a UFJF, a seleção é feita em duas etapas: a primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, possui valor total de até 100 pontos. Nela é realizada uma análise do rendimento acadêmico e apresentação da proficiência em língua estrangeira conforme exigida neste edital. Já a segunda etapa, de responsabilidade das instituições estrangeiras conveniadas, consiste na aceitação ou não, por parte destas, da nomeação e/ou da candidatura dos estudantes da UFJF aprovados e classificados na etapa anterior.
A previsão é de que o resultado geral da seleção seja publicado no dia 29 de novembro, sendo que o resultado final da primeira etapa, após os prazos de recurso, seja divulgado no dia 10 de dezembro. A nomeação das candidaturas (segunda etapa de seleção) acontece seguindo o calendário das instituições parceiras.
Vale destacar que o período de intercâmbio pode ter duração de até dois períodos letivos, com início previsto entre julho e outubro de 2025, de acordo com a instituição estrangeira. O edital não prevê a concessão de bolsas, o estudante interessado poderá buscar essa opção na instituição parceira escolhida. No entanto, se em 2025 houver disponibilidade orçamentária da UFJF, será feita uma chamada pública referente a uma eventual quota de bolsas de intercâmbio, respeitando o resultado geral do edital.
Outras informações podem ser obtidas pelo site https://www2.ufjf.br/internationaloffice.