Imagine uma moto capaz de revolucionar a forma como milhares de brasileiros se deslocam diariamente, unindo economia e robustez em um pacote acessível e compacto. A Honda Pop 110i, que conquistou um lugar entre as motocicletas mais vendidas do Brasil, chega em sua nova versão 2025 com melhorias essenciais que a tornam ainda mais atrativa. A nova moto da Honda ganhou partida elétrica, motor novo e câmbio semiautomático. Sem manete de embreagem, ficou mais fácil de pilotar!
Neste artigo, revelamos tudo sobre a moto mais barata e econômica do Brasil que promete fazer 49,1 km/l, e por que ela está conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros. Se você busca eficiência e conforto em duas rodas, esta pode ser a moto ideal para você!
Honda lança a moto mais barata e econômica do Brasil
Embora muitas pessoas não deem atenção à Honda Pop 110i, especialmente em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde sua presença é rara, a realidade muda em outras regiões do Brasil. Em estados como Maranhão e Piauí, essa motoneta é extremamente popular e bem vista.
Em áreas como essas, a Pop 110i se tornou a opção de transporte de quem antes usava bicicleta, ônibus ou até jegue. Isso se deve, principalmente, a duas características: um preço bastante acessível, sobretudo em consórcio, e uma robustez impressionante. Com cuidados mínimos, essa moto apresenta uma alta durabilidade e raramente precisa de manutenção.
Essa popularidade contribuiu para que a Pop 110i se tornasse a quarta moto mais vendida no Brasil, logo após os modelos Honda CG 160, NXR 160 Bros e Biz 110/125. Desde 2007, quando começou a ser produzida, foram vendidas 1,7 milhão de unidades em 17 anos de fabricação. Bastante expressivo, não é? Por isso, a Pop 110i foi escolhida como a primeira moto da linha 2025 lançada pela Honda neste ano.
Moto barata da Honda ganhou partida elétrica, motor novo e câmbio semiautomático
As mudanças no modelo 2025 da Honda Pop 110i são significativas. A aparência permanece em grande parte igual, com alguns toques novos: a suspensão dianteira recebeu pintura preta, e adesivos foram atualizados. Esses detalhes aumentam o charme e sofisticação da moto, mas as novidades mais importantes estão sob o capô.
Pensando na próxima etapa do Programa de Controle de Emissões por motocicletas e similares (Promot 5), a Honda equipou a Pop 110i com um novo motor. O motor aumentou levemente de capacidade cúbica, de 109,1 cm³ para 109,5 cm³, o que foi possível com a mudança nas medidas de diâmetro e curso, agora de 50 mm x 55,6 mm, em vez de 47 mm x 63,1 mm.
Optar por um curso maior e diâmetro menor resulta em medidas “subquadradas”, o que na prática melhora o torque, otimiza a queima de combustível e reduz vibrações durante o uso.
Além disso, a nova Pop 110i traz uma tubulação que direciona os gases evaporativos do tanque de volta à câmara de combustão, contribuindo para um funcionamento mais eficiente e ecológico.
Essas mudanças geraram um ganho de 6% na potência, elevando-a de 7,9 cv para 8,4 cv a 7.250 rpm, e um aumento de 5% no torque, de 0,90 kgf.m para 0,94 kgf.m a 5.000 rpm. O motor continua sendo injetado e refrigerado a ar, como na versão anterior.
Como funciona o câmbio semiautomático da Pop 110i?
A principal inovação na linha 2025 da Honda Pop 110i é o câmbio semiautomático rotativo, semelhante ao da Honda Biz. A Pop agora dispensa o manete de embreagem, e as marchas são trocadas de forma rotativa: após a quarta marcha, mais um toque para baixo ativa o neutro, e um toque adicional recomeça a sequência a partir da primeira marcha.
Todas as marchas se posicionam para baixo. Anteriormente, para voltar ao neutro, era preciso subir no pedal, indo de 4 a N. O novo sistema pode parecer confuso no começo, mas em poucos minutos já se torna intuitivo. A marcha também ficou mais prática de reduzir, pois o contrapedal foi elevado, facilitando seu acionamento com o calcanhar.
Vale mencionar que, embora a Biz 110 também possua um motor similar ao da Pop, os motores são, na verdade, diferentes, mesmo tendo capacidades cúbicas idênticas. Acredita-se que, em breve, a Biz 110 também adote o novo motor da Pop, para se adequar ao Promot 5.
Mais duas mudanças foram implementadas: a Pop 110i agora conta com partida elétrica, eliminando o pedal de partida, e pneus Michelin Pilot Street 2, que substituem os anteriores da Levorin. Esses novos pneus oferecem uma aderência melhorada.
Qual é o preço da nova Honda Pop 110i 2025?
Mesmo com tantas alterações, o preço da Pop 110i sofreu um aumento pequeno em relação à linha 2024. O modelo 2025 tem preço sugerido de R$ 9.690, um acréscimo de apenas R$ 120 em relação ao ano anterior. As cores disponíveis incluem preto, vermelho e branco. A versão vermelha é bastante atrativa, mas o branco traz uma estética charmosa, e o preto confere um ar mais ousado ao modelo.
A Honda Pop 110 ES está disponível nas concessionárias, com garantia de três anos sem limite de quilometragem. O proprietário ainda conta com óleo Pro Honda grátis em sete revisões (a partir da terceira). A primeira revisão deve ocorrer após mil quilômetros, e as seguintes, a cada 6 mil quilômetros ou seis meses.
Sem manete de embreagem, ficou mais fácil de pilotar a nova Honda Pop 110i
Pilotar a Pop 110i é extremamente simples. A leveza e agilidade do modelo são tamanhas que ele costuma ser comparado a uma bicicleta com motor. A motoneta pesa apenas 87 quilos, o que facilita sua condução.
Na linha 2025, essas características continuam, com um novo benefício perceptível: o motor agora apresenta menor vibração e maior suavidade. O ajuste para medidas “subquadradas” no novo motor teve efeito real; após compararmos a versão anterior com a atual, ficou claro que a Pop 110i agora vibra menos e oferece um toque de agilidade extra, além de conforto na pilotagem.
A nova configuração semiautomática também facilita o uso, uma vez que dispensa o manete de embreagem. Para iniciantes, essa simplicidade na troca de marchas torna a condução mais acessível.
Os novos pneus Michelin fornecem aderência firme e segura, aumentando a estabilidade do modelo nas vias. Com sistema de frenagem combinado CBS e freios a tambor em ambas as rodas, a frenagem é segura e estável, adequada para o perfil da motoneta.
No geral, a Pop 110i mantém suas qualidades de leveza, agilidade e economia. O painel permanece simples e funcional, sem compartimento sob o banco, mas com um assento confortável e com uma capa de boa aderência, além de um design minimalista.
Para quem busca números de desempenho, a Pop 110i acelera de 0 a 60 km/h em 7,8 segundos, com retomadas de 40 km/h para 60 km/h em 4,6 segundos e atinge até 93 km/h de velocidade máxima.
O consumo médio de combustível, que é uma informação importante neste modelo, é de 49,1 km/l, oferecendo uma autonomia teórica de até 206 km. A Honda afirma que esses números podem melhorar dependendo do estilo de pilotagem.
Especificações técnicas da Honda Pop 110i 2025
A Pop 110i 2025 vem equipada com pneus Michelin Pilot Street 2, que proporcionam uma aderência superior nas curvas. Os freios são a tambor com sistema CBS, aumentando a segurança nas frenagens. Pesando 87 kg a seco, a motoneta é fácil de manobrar, especialmente em ambientes urbanos.
- Freios: tambor com sistema combinado (CBS)
- Pneus: Michelin Pilot Street 2
- Partida: elétrica
- Peso: 87 kg a seco
- Consumo médio de combustível: 49,1 km/l, oferecendo uma autonomia teórica de até 206 km.
Esses detalhes mostram como a Honda focou em aspectos que realmente fazem a diferença na experiência diária dos usuários, proporcionando mais segurança, conforto, economia e praticidade.