Desde o dia 28 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) coordena a tradicional manobra militar escolar, com previsão de encerramento do exercício no próximo dia 8 de novembro. Nessa edição, o exercício no terreno reúne mais de 2.000 militares, além de 300 viaturas e 6 aeronaves de asa rotativa. As ações de manobra militar serão desenvolvidas no Campo de Instrução da AMAN e em áreas urbanas e rurais de Resende, Porto Real, Quatis, Distrito de Bulhões (Distrito de Porto Real) e Rialto (Distrito de Barra Mansa).
A manobra simula um contexto de conflito armado convencional, em que são aplicados, de maneira interdisciplinar e integrada, os conhecimentos adquiridos pelos cadetes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência ao longo de sua formação.
OBJETIVOS DA MANOBRA MILITAR
Ao longo do Exercício, são trabalhadas operações básicas e operações complementares constantes na Doutrina Militar Terrestre, tais como ações aeromóveis e de segurança, ações contra forças irregulares e transposição de curso de água.
A manobra militar da AMAN possibilita aos cadetes o aprimoramento da liderança das pequenas frações, até o nível subunidade, pois oportuniza que eles sejam integrados ao conceito operacional do Exército Brasileiro, a fim de obter e manter resultados decisivos nas operações no amplo espectro dos conflitos.
SIMULAÇÃO USA EQUIPAMENTO PADRÃO DO EXÉRCITO DOS EUA
Militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, sediado em Porto União (SC), também estão utilizando seus meios na Manobra Escolar. A Portada Pesada Improved Ribbon Bridge está sendo empregada em um quadro tático da operação de transposição de curso de água.
A IRB – Improved Ribbon Bridge, segundo seu fabricante, oferece capacidades de travessia de vãos molhados como uma ponte flutuante ou como uma balsa com múltiplas baias para veículos de combate e táticos sobre esteiras e rodas para cargas de até MLC 80T/96W.
A IRB tem participado de extensas operações de combate com o Exército dos EUA e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA desde 2003. Ela mantém total interoperabilidade com a antiga SRB – Standard Ribbon Bridge e a FSB – Floating Support Bridge , o que a torna a ponte flutuante padrão no hemisfério ocidental.
A Manobra Escolar coroa o ano escolar da AMAN e certifica o processo ensino-aprendizagem da instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.