O Concorde, famoso avião supersônico de passageiros, foi sobretudo um marco da aviação comercial. Projetado para cruzar o Atlântico em menos da metade do tempo de aeronaves convencionais, como o Boeing 747, esta magnífica aeronave podia alcançar uma velocidade de Mach 2 (cerca de 2.470 km/h). Era uma velocidade impressionante, sem dúvida. Mas será que era superior à de caças militares comuns?
A Revista Sociedade Militar resolveu investigar.
Comparativo de velocidades supersônicas
Embora impressionante para um jato comercial, o Concorde ficava aquém da performance de muitos caças militares. Entre os aviões militares, sobretudo caças, a velocidade supersônica é um trunfo:
- MiG-29 Fulcrum: Este caça soviético pode atingir Mach 2,25 (2.778 km/h), superando o Concorde em mais de 300km/h.
- F-15 Eagle: um dos caças mais confiáveis da Força Aérea dos EUA, o F-15 alcança velocidades de até Mach 2,3 (2.831 km/h).
- F-22 Raptor: Embora sua velocidade oficial seja de Mach 2,2 (2.717 km/h), o F-22 certamente pode exceder esse limite.
Essas capacidades colocam os caças bem acima do Concorde em termos de velocidade máxima. É possível concluir, portanto, que acompanhar o jato comercial não é um desafio para aeronaves militares de ponta.
Concorde: um avião digno de ser escoltado
Por conta de sua incrível velocidade e por ser um símbolo da aviação moderna, o Concorde frequentemente voava com escoltas de caças em ocasiões especiais. Uma dessas missões ocorreu nos anos 1980, quando o presidente francês François Mitterrand estava a bordo de um Concorde sobrevoando Djibouti. Durante o voo, quatro caças acompanharam o avião supersônico com facilidade, demonstrando a diferença de capacidade entre o Concorde e os jatos militares.
Concluindo: enquanto Concorde foi projetado para conforto e eficiência em voos transatlânticos, os caças a jato são otimizados para combate aéreo, aceleração e manobras extremas. Assim, apesar de não ser o mais rápido, o Concorde representava sobretudo uma conquista única na aviação comercial. Contudo, os caças modernos continuam a liderar em desempenho supersônico e versatilidade operacional.