O estrondoso sucesso do Programa Gripen, iniciado em 2014 pela Força Aérea Brasileira (FAB) e a sueca Saab, acaba de ganhar um novo capítulo.
Para comemorar os 10 anos de assinatura do contrato foi realizada no dia 27 de novembro, em Brasília, solenidade de lançamento do livro Gripen – A Jornada para o Caça Brasileiro, de autoria do jornalista João Paulo Zeitoun Moralez.
Na publicação, Moralez detalha os principais marcos do programa brasileiro e o sucesso da implementação do caça F-39 Gripen no Brasil.
A obra também explora o passado, investigando como a Base Industrial de Defesa sueca nasceu, se desenvolveu e como a posição geopolítica do país influenciou o desenvolvimento do caça mais moderno em operação na América Latina.
No evento, a vice-presidente de Operações e Diretora Adjunta da Área de Negócios Aeronáuticos da Saab, Asa Thegstrom, destacou a performance da aeronave no Cruz 2024.
“Temos o imenso orgulho de ver o Gripen voando nos céus brasileiros, especialmente na CRUZEX, que demonstrou as capacidades avançadas do F-39 e seu papel crucial no fortalecimento da defesa do Brasil”.
Durante o maior exercício militar aéreo da América Latina, o Gripen venceu o confronto contra o americano F-15 por 2 a 0.
Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro o Ar Sérgio Roberto de Almeida participou da solenidade e afirmou que o F-39 Gripen é o verdadeiro guardião dos céus.
“Celebrar uma década de acordo entre a Saab e a Força Aérea Brasileira representa muito mais do que o desenvolvimento e a produção de 36 unidades do caça Gripen. É a concretização de um sonho audacioso que uniu tecnologia e inovação, deixando um valioso legado para a nossa indústria de defesa”.
Brasil e Suécia sinalizam ampliação de parceria no setor de Defesa
No dia 9 de novembro, durante o Cruzex 2024 em Natal (RN), o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, e o Ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, assinaram uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer o apoio mútuo nas áreas de aquisição, capacitação e no intercâmbio de conhecimentos voltados aos projetos estratégicos do setor.
Além disso, com o lançamento em breve de um novo processo de consulta ao mercado feito pela FAB para adquirir seu 2º caça, a Saab já estuda oferecer o Gripen D, versão anterior do F-39 Gripen E.