Em publicação feita neste domingo, 1º de dezembro, no Instagram, a Marinha divulgou um vídeo que marca o início da campanha de Dia Do Marinheiro, comemorado em 13 dezembro.
Na mídia, a Força Naval compara momentos de lazer de cidadãos “comuns” com a intensa rotina dos militares em treinamentos.
Segundo a Marinha, “no coração dessa produção, estão os valores que definem nossos militares, como a resiliência, a coragem e o espírito de corpo que une nossa tripulação em todas as missões”.
Ainda de acordo com a Força Naval, a ideia do vídeo é justamente homenagear marinheiros e fuzileiros que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer pra proteger as riquezas do Brasil no mar (na chamada Amazônia Azul).
“Embora seu trabalho esteja distante dos olhos de muitos cidadãos, e muitas vezes pareça invisível, eles estão sempre presentes, cuidando da sociedade brasileira”.
Apesar do contraponto, a Força Naval deixa claro que “para os marinheiros é um enorme privilégio reafirmar o compromisso de estar sempre empenhados em proteger a Amazônia Azul.
Repercussão no Instagram
O público que acompanha a Marinha no Instagram reagiu de forma bastante positiva ao vídeo. Luciano Júnior fez uma importante reflexão.
“Todos falam sobre o que nos aguarda no fim da carreira, mas ninguém quer pagar o preço e sacrifício que fazemos pela pátria”.
Rodrigo Barcelos comentou:
“Esse vídeo foi de lavar a alma! Privilégios??? Vem aqui ver, sinta o balanço do mar, sinta a noite na selva… Aí depois me diga o que é privilégio, aqui é vocação, aqui é entrega, aqui é Marinha!”.
Já o militar Audaz disse:
“Excelente 👏👏 Militares não desfrutam de privilégios; dedicam suas vidas às missões, serviços, escalas e às inúmeras adversidades que enfrentam ao longo de suas carreiras, sempre com coragem e sacrifício”.
Fideles Paraíba disse que há quase 3 décadas faz parte da história da Força Naval.
“Há 26 anos faço parte dessa História. Muito suor, trabalho, estudo e muitas Missões”.
Até mesmo quem já não está na corporação ficou orgulhoso. Um deles foi Leandro Souza.
“Estive por trinta anos vivenciando e contribuindo para tudo isso. Ações invisíveis para garantir as que são visíveis – sem jamais recuar. Essa é a minha Marinha, a qual me orgulho muito em pertencer. Brasil! Viva à Marinha! Tudo pela Pátria! Adsumus!”.
Por que o Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro?
O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro em homenagem à data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa (o Marquês de Tamandaré). A data existe desde setembro de 1925.