A Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou a chegada do seu 8º caça Saab Gripen E (F-39E), uma aeronave de alta tecnologia que se unirá ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (GO). O novo jato, identificado pela matrícula 4108, desembarcou no Brasil no dia 23 de setembro após ser transportado por navio da Suécia.
Assim que foi retirado do navio, o caça Gripen foi levado ao Aeroporto de Navegantes para passar por uma série de preparativos essenciais para o voo. Em um hangar, a aeronave recebeu um assento ejetável e um kit de sobrevivência, além de outros equipamentos fundamentais. O voo até Anápolis durou 1 hora e 21 minutos, concluindo a fase de entrega do jato à FAB.
Veja também:
- Projeto soldado cidadão do Exército Brasileiro capacita jovens militares em formação cívica-cidadã e facilita a entrada no mercado de trabalho após o serviço nas Forças Armadas
- Incidente fatal: aeronave remota mais perigosa das Forças Armadas dos EUA é abatida por grupo aliado SDF, que combate o Exército Sírio
- A maior potência mundial, as Forças Armadas dos EUA, está prestes a lançar o tão esperado ‘Virginia Arkansas’, um submarino de ataque movido a energia nuclear
Força Aérea Brasileira espera entrega de 36 aeronaves Gripen da Saab
A chegada deste novo caça é apenas o começo, já que a Força Aérea Brasileira aguarda a entrega de 28 caças Gripen adicionais da Saab, incluindo oito unidades da nova variante F, que possui dois assentos. Desses 36 caças encomendados, 15 serão montados no Brasil, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, que também produz o C-390 Millennium. O primeiro Gripen “brasileiro” está em fase final de montagem e deverá ser entregue em 2025, com outros dois já em processo de montagem.
O governo federal está considerando aumentar o pedido de caças militares Gripen, embora o número exato ainda não tenha sido definido. Inicialmente, houve menção à aquisição de mais quatro caças ou à inclusão de 15 unidades adicionais através de um aditivo contratual. Contudo, neste ano, a FAB indicou a possibilidade de buscar alternativas mais econômicas, como caças F-16 usados dos estoques dos EUA ou aeronaves novas e mais simples, como o HAL Tejas, fabricado na Índia.
Com a chegada do novo Gripen e os planos futuros em andamento, a Força Aérea Brasileira reforça seu compromisso com a modernização e a eficiência de sua frota aérea militar, preparando-se para enfrentar desafios futuros com tecnologia de ponta e estratégias bem definidas.