Motorista de MARIGUELA derruba GENERAL Mourão, Comandante Militar do SUL.
Informações indicam que o Requerimento para o Ministério da DEFESA, apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa por iniciativa do Senador Aloisyo Nunes, que fez parte da esquerda armada, militando na ALN, teria sido a “gota d´água” para a queda do General Antonio Hamilton Martins Mourão, agora ex-Comandante Militar do Sul.
A informação sobre a transferência de MOURÃO, que os jornais chamaram de DEMISSÃO, ainda que envolta em polêmica, ocorre em uma época considerada padrão para as movimentações de generais, já que as promoções são anunciadas em novembro. Provavelmente, se tocar no assunto, o Comando do Exército dirá que é uma movimentação de rotina.
O senador Aloysio Nunes apresentou requerimento aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa questionando as declarações do General Mourão e a possibilidade de que venham a “comprometer a ordem democrática”
Veja o documento.
REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL Nº 86, de 2015
Requeiro, nos termos regimentais, seja solicitado ao Ministro da Defesa com base no artigo “Luz Amarela”assinado pelo historiador José Murilo de Carvalho, no jornal O GLOBO, de hoje, que responda as seguintes perguntas:
1 – as declarações atribuídas ao Comandante do Comando Militar do Sul, no artigo são verdadeiras?
2 – se foram, é atribuição de Comandante Militar incitar a tropa com afirmações: “Eles que venham?”
3 – em outra cerimônia militar, celebração do dia 31 de março de 1964, o Comandante Militar do Sul diante de oficiais da reserva, segundo a matéria, celebrou o impedimento de que o país caísse “nas mãos da escória moral que, anos depois, o povo brasileiro Isto aconteceu?
4 – qual a postura do Ministério da Defesa em relação a estas declarações? 5 – há previsão nos procedimentos éticos das Forças para coibir manifestações que comprometam a ordem democrática? Autoria: Senador Aloysio Nunes Ferreira resolveu por bem colocar no poder”.
Robson A.DSilva – Revista Sociedade Militar