Cerco se FECHANDO. Caças GRIPEN e operação ZELOTES.
O advogado e lobista Mauro Marcondes – preso pela Operação Zelotes por intermediar a suposta compra de uma medida provisória no governo Lula – atuou em favor da fabricante dos caças Grippen, a sueca Saab Aviation, antes de ser concluída a negociação da Força Aérea Brasileira para comprar os novos equipamentos. As mensagens mostram que um executivo da empresa buscou a ajuda de Marcondes para conseguir uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jornais tiveram acesso às mensagens eletrônicas entre o diretor da campanha do Grippen, Andrew Wilkinson, e Cristina Mautoni, mulher e sócia de Mauro Marcondes na consultoria Marcondes & Mautoni.
Em um email divulgado, datado de 4 de setembro de 2012, Wilkinson diz que o presidente dos Conselhos de Administração da Saab, Marcus Wallenberg, teria desejo de se encontrar com “L” durante uma visita ao Brasil.
“Ele (Marcus) pergunta se nós podemos adicionar na carta um pedido para ele se encontrar com L durante sua visita ao Brasil em novembro”, escreveu em inglês Wilkinson. Em menos de três minutos, Cristina repassa o texto a uma auxiliar, identificada como Fabiane Trindade: “Falar urgente com Mauro”.
Logo após, Fabiane encaminha a seguinte mensagem a um destinatário identificado como Bruno Souza: “Para o conhecimento, o Dr. Mauro quer ligar no Instituto Lula para falar com ele, após eleições”.
Eva Chiavon e caças GRIPEN
Eva Chiavon, que recebeu agradecimento em Boletim da Aeronáutica, onde o comandante disse que a mesma teve “DECISIVAS PARTICIPAÇÕES” para aquisição do novo caça da FAB, além de ser agraciada com o status de Grande Oficial na Ordem do Mérito Aeronáutico, teve ainda direito a fotografias dentro do sonho de consumo dos brigadeiros brasileiros.
“O Comando da Aeronáutica destaca… decisivas participações diretas do Ministro da Defesa Jaques Wagner e da Secretária-Geral Eva Chiavon, que não mediram esforços…”
Não se sabe até onde foram as “decisivas participações” de Eva Chiavon e Jaques Wagner. O que sabemos é que a compra ficou “apenas” 1 milhão de dólares acima do previsto inicialmente e já sabemos que Investigadores ligados à Operação Zelotes nas últimas semanas coletaram indícios de que Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil do governo Lula, atuava na negociação dos caças suecos Gripen, na disputa pela compra bilionária dos aviões de combate pelo governo brasileiro. Más línguas dizem que seu parceiro nesses entendimentos seria o lobista Alexandre Paes dos Santos, conhecido pelas iniciais “APS”, já preso na quarta etapa da Operação Zelotes.
Coisas do Brasil do PT.
Revista Sociedade Militar